O gigante que virou lenda

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O Messerschmitt Me 323, ou apenas Gigant, foi uma variante do modelo planador Me-321, antigamente, foi o maior avião de transporte, baseado em terra de toda a guerra. No entanto, sabe-se que 213 Giants foram construídos, alguns deles tendo sido diretamente convertidos do Me-321.

No começo de 1941, com o resultado das análises feitas pelos pilotos da época, que atuavam na Rússia, o comando alemão decidiu por dar início à produção de uma variante motorizada do planador Me-321, assim denominado de Me-323. Ficou decidido que usariam quatro motores radiais GR14N, da montadora francesa Gnome et Rhône, com 1,164 cavalos cada. A ideia para usar a indústria francesa tinha objetivo de desafogar a sobrecarregada indústria bélica alemã da época.

Os testes iniciais deram início com quatro motores acoplados no bordo de ataque das asas do Me-321, que renderam ao avião uma velocidade de 210 km/h, cerca de 80km/h mais lentos que o Junker 52, um avião de transporte já ultrapassado da Luftwaffe. Um chassi fixo foi montado, com quatro rodas pequenas, e num compartimento na parte da frente do avião com seis rodas maiores, em duas linhas de três em cada lado da fuselagem, parcialmente coberto por uma carenagem aerodinâmica. As rodas traseiras foram equipados com freios pneumáticos, que poderiam parar a aeronave em 200 metros.

A tripulação era formada por dois pilotos, dois engenheiros de voo e um operador de rádio. Também sendo possível alocar mais dois atiradores. Os engenheiros ocupavam duas cabines pequenas, uma em cada asa.

A baixa velocidade sempre foi um problema para esta aeronave, os engenheiros opnaram por colocar seis motores para ter algum resultado. No entanto, a versão final alcançava apenas 219km/h ao nível do mar, com a velocidade decrescente em relação à altitude. Acredita-se que é devido ao seu peso, por isso os engenheiros opnaram em fazer boa parte da asa em madeira compensada e de tecido, enquanto a fuselagem era composta com tubos de metal, com longarinas de madeira e coberto com tecido.

Até Setembro de 1942, o Me 323 foi usado na campanha tunisiana, e entrou em serviço no teatro de guerra do Mediterrâneo em Novembro de 1942. A alta taxa de aviões de transporte do Eixo abatidos, tornou necessário o uso de um avião mais resistente para atravessar os equipamentos através do Mediterrâneo, para manter os Afrika Korps de Rommel na ofensiva.

Diversas modificações foram feitas ao projeto inicial, com a adição de armamentos de defesa, além de melhoras na estrutura da aeronave e aumento da capacidade total de carga. No entanto, o Me-323 continuou por toda a sua vida com sofrendo da sua fraca potência. Havia uma proposta para instalar seis motores radiais BMW 801, mas isso nunca aconteceu. Essa baixa performance amaldiçoou o Me-323 com um curto alcance de 1,000 a 1,200km, já carregado. Apesar disso, os Me-323 foram um trunfo inestimável para os alemães, que o utilizaram de forma intensiva. O Gigant ficou em serviço entre 1942 e 1944.

Andrews Claudino