Hughes XH-17: O peso pesado dos helicópteros

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O XH-17 “Flying Crane” foi o primeiro projeto para a divisão de helicópteros da Hughes Aircraft . O XH-17, que tinha um sistema de rotor principal de duas pás com um diâmetro de 41 metros, era capaz de voar a um peso bruto de mais de 23.000 kg.

Ele era o peso pesado dos helicópteros que foi projetado para levantar cargas acima de 15 toneladas, e para acelerar a construção civil. Partes do XH-17 foram obtidas de outras aeronaves: As rodas da frente vieram de um B-25 Mitchell e as rodas traseiras de um C-54 Skymaster; o tanque de combustível foi montado a partir de um B-29 Superfortress; a cabine era de um Waco CG-15 e o rotor de cauda de um Sikorsky H-19.

Breve história:

No final de 1940, a Hughes anunciou seu interesse em helicópteros. Em agosto de 1947, o fabricante de helicópteros Kellett vendeu seu projeto do gigante XH-17 Sky Crane para a Hughes, que encomendou o desenvolvimento do guindaste voador como experimento. Em 1948, o XH-17 começou a tomar forma. O helicóptero gigante foi testado na cidade de Culver, Califórnia, durante um período de três anos, até o início de 1952. O XH-17 voou em 1953, com um peso bruto superior 23.000 kg e ainda detém o recorde de vôo com o maior sistema de rotor do mundo. Apenas uma unidade foi construída, já que a aeronave era muito pesada e ineficiente para garantir boa desenvoltura.

O sistema de propulsão era incomum: Ele possuía dois motores turbojatos General Electric J35; o envio de sangria de ar era através do cubo do rotor; as lâminas eram ocas; e o ar comprimido quente, injetado na ponta das pás, percorria as lâminas para aquecer o combustível. Em voo, os rotores giravam em uma tranquila velocidade de 88 rpm. Assim, o XH-17 teve um pequeno rotor de cauda em relação ao seu rotor principal. Porém, o sistema de direção era ineficiente, o que limitava a aeronave de testes a um alcance de apenas 64 Km.

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A Hughes daria início ao XH-28, com uma capacidade máxima de 47.000 kg, no entanto, só uma maquete de madeira foi projetada e o programa foi cancelado sem nenhum protótipo construído.

Epecificações

  • Tripulantes: 3 (piloto, mecânico e engenheiro de voo)
  • Comprimento: 53 ft 3 in (16.25 m)
  • Diâmetro do Rotor: 129 ft 11 in (39.62 m)
  • Altura: 30 ft 2 in (9.17 m)
  • Peso Vazio: 28,563 lb (12,956 kg)
  • Peso Carregado: 31,270 lb (14,184 kg)
  • Carga de Combustível: 10,284 lb (4,665 kg)
  • Peso máximo de Decolagem: 43,500 lb (19,731 kg)
  • Propulsores: 2× General Electric J35 turbojets

Performance

  • Velocidade Máxima: 90 mph (145 km/h)
  • Velocidade de Cruzeiro: 85 mph (137 km/h)
  • Alcance: 40 mi (64 km)
  • Teto de serviço: 13,100 ft (3,995 m)
  • Ângulo de Subida: 1650 ft/min (8.4 m/s)
  • Disc loading: 2.34 lb/ft² (11.5 kg/m²)
Andrews Claudino