O primeiro multimotor da história

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Quando é dita a palavra “Sikorsky”, todos irão assimilar com as asas rotativas, ainda mais com os mais conhecidos como: UH-60 Black Hawk e o SH-60 Seahawk. No entanto, este ano também completou o centenário de mais um feito deste grande homem, que foi o detentor do primeiro voo em aeronaves multimotoras do mundo.

Em 26 de maio de 1913, Igor Sikorsky criou uma máquina como um protótipo para uma maior exploração de motores, de dois a quatro motores em uma aeronave. O seu primeiro projeto foi originalmente chamado de “Grande”, ou de “Big Báltico”, e após algumas modificações, passou a ser nomeado de “Russian Knight”. Em 02 de Agosto de 1913, com o plano de estabelecer um recorde mundial de maior tempo em voo com uma aeronave pesada, o Russian Knight voou por 01 hora e 54 minutos, superando todos os modelos já fabricados até o momento da decolagem, se tornando uma nova direção na aviação: A aeronave pesada.

O “Russian Knight” se tornou o ancestral de todos os bombardeiros pesados posteriores, transporte, inteligência e aviões de passageiros do mundo. Seu sucessor direto foi um avião de quatro motores nomeado Ilya Muromets, sua primeira unidade foi construída em outubro de 1913.

A trajetória do “Big Báltico”

Após alguns voos de teste, no dia 13 maio 1913 por volta das 9h00 da manhã na pista principal de Petersburgo, o aviador estilista Igor Sikorsky com quatro passageiros fez uma decolagem brilhante, muito bem sucedido em sua aeronave (Big Báltico). O avião subiu até uma altitude de cerca de 100 m, e em meia hora atingiu uma velocidade máxima de até 100 Km/h, fez algumas voltas e pousou sem problemas. Com esta missão, Sikorsky refutou claramente as previsões de muitos “especialistas” que o “Big” não seria capaz de voar. Muitos especialistas estrangeiros no domínio da aviação abandonaram a ideia de construir um grande avião. No entanto, o inventor russo acabou indo além de todos os seus projetos teóricos. Foi um triunfo do engenho humano e da vitória do designer russo em muitos críticos e críticos rancorosos.

No dia 27 de maio o “Big” fez outro voo. A bordo estava Sikorsky e quatro mecânicos. Os voos foram agraciados com uma enorme quantidade de informações e boa informação para o pensamento. Testando o “Big”, formou-se a base para um plano mais perfeito, o “Ilya Muromets”. Um papel importante no desenvolvimento do projeto foi a motivação do imperador Nicholas II, que expressou o desejo de examinar o avião, inspecionando-o por completo. O “Big” deixou o imperador impressionado, e devido a isso Sikorsky logo recebeu de presente comemorativo de Nicholas II um presente, um relógio de ouro. 

O Ilya Muromets

Em fevereiro de 1914 Sikorsky voou o avião com 16 passageiros a bordo. Ao mesmo tempo, durante o voo a bordo da aeronave, havia outro passageiro especial: um shkalik, cachorro que era o queridinho do aeródromo. Este voo era naquele tempo uma conquista sem precedentes no campo da aviação. Enquanto voava sobre Petrogrado, o avião pesava quase 1.300 lbs. Na época, o “Ilya Muromets” sobrevoou a capital do império a uma altitude de cerca de 400 metros.

Durante a execução desses voos, os passageiros da aeronave se localizavam na altura do confortável e fechado cockpit, para admirar as avenidas majestosas e praças da cidade. Além disso, cada avião com quatro motores contribuiu com a parada de todos os transportes terrestres da capital, com as ruas tomadas por uma multidão de cidadãos, a fim de olhar para a enorme aeronave em voo, que chamava a atenção pelo barulho de seus motores.

Na primavera de 1914 Sikorsky concluiu a construção da segunda aeronave. Esta máquina foi equipada com motores mais potentes, o “Argus”. Possuía dois de alimentação interna com 140 cv, e dois externos com 125 cv. Assim, a potência total do segundo modelo da aeronave chegou a 530 cv, 130 cv a mais do que os primeiros “Ilya Muromets”. O aumento da potência aumentou a velocidade e a altitude passou a ser de 2.100 metros. Em seu primeiro voo de teste o equipamento voou com seis passageiros e 820 kg de combustível.

Até o início da Primeira Guerra Mundial (1 de Agosto 1914) , foram fabricados 4 “Ilya Muromets” e em setembro do mesmo ano, eles foram transferidos para a força aérea imperial. No momento em que todos os aviões dos países beligerantes foram destinados exclusivamente para as necessidades de inteligência, este avião russo pode ser considerado como o primeiro bombardeiro dedicado do mundo.

Nota:

O texto trata de um inventor russo, nascido em Kiev, no entanto, Kiev era território do Império Russo, tornando assim Sikorsky de nacionalidade russa, mesmo que sua cidade de origem hoje seja localizada na Ucrânia.

Hoje em dia, o termo “Russian Knight” ou “Russkiy vityaz’ “, são denominados para o atual esquadrão de demonstração aérea russa, que utilizam quatro Su-27 para os seus shows aéreos.

Até hoje, os soviéticos se lamentam pela grande genialidade de Sikorsky ser divulgada no “Estado errado” por conta de seus helicópteros, mas satisfeitos pelos frutos destes conhecimentos servirem à toda humanidade.

Andrews Claudino