Estavam previstas para começar esse mês as obras de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR). Porém, talvez o terminal seguirá em obras ao longo da Copa de 2014, pois as obras, previstas para começarem esse mês (Outubro) ainda não saíram do papel.
Dois anos atrás, foi assinado um documento entre governo estadual, município e União, a Matriz de Responsabilidades para a Copa. O documento previa que as obras começassem no começo desse ano. Mas problemas entre a revisão das projeções de ampliação, realizadas pela Beck de Souza Engenharia Ltda, obrigaram o governo federal a anular a concorrência e fazer uma nova licitação.
Mesmo com esse imprevisto, a INFRAERO, gestora do aeroporto, garante que haverá um aumento do número de esteiras de bagagem e balcões de check-in. Antonio Pallu, superintendente da estatal em Curitiba (PR), afirmou que a continuidade das durante a Copa não é um problema grave.
“Isso ocorre normalmente, não chega a atrapalhar. É um projeto grande, praticamente uma reconstrução, e é natural que demande mais tempo”, acredita.
O novo edital deve ser lançado ainda neste mês, para contratação em Dezembro, e a empresa vencedora terá o primeiro semestre de 2013 para planejar a execução dos trabalhos.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Jefferson Luis Melchioretto/Airliners.Net