Mais de dez anos atrás, foi anunciado a construção de um aeroporto que deveria ser um polo cargueiro em Anápolis (GO). Porém, apenas agora que as obras estão em um ritmo acelerado, já que é um anseio dos empresários goianos diminuir seus custos com o transporte.
João Bosco Adorno, coordenador das obras do Aeroporto de Anápolis, já garantiu: “Esse projeto terá a execussão final até fevereiro de 2014”. O aeroporto não será o único da cidade, já que também existe a Base Aérea de Anápolis (BAAN).
Todos os dias, mais de 150 caminhões operam até tarde da noite. A primeira parte das obras é nivelar uma área de 54 mil metros de extensão, onde será construída a pista do aeroporto, que possuirá 3 mil metros de extensão.
A pista será a maior do estado e a única com capacidade para receber um cargueiro Boeing 747-400ERF com os tanques cheios.Em todo o país existem apenas quatro aeroportos cargueiros: três em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Para construir esse aeroporto, R$ 140 milhões deverão ser gastos.
Quando o polo cargueiro ficar pronto, as matérias-primas poderão vir pelo transporte aéreo. E da mesma forma, os cargueiros devem decolar carregados com o que é produzido nas indústrias da região.
O aeroporto não pode ser uma obra isolada. Para melhorar a logística do setor industrial goiano, é preciso que todo o complexo, que inclui a plataforma multimodal, que já está pronta há mais de cinco anos, e a ferrovia Norte-Sul, entre em operação. Nenhum armazém está operando na plataforma por falta de definição do modelo de funcionamento.
A ferrovia Norte-Sul passa bem ao lado da área do aeroporto. Com ritmo lento por causa de falhas no projeto, o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis deve ficar pronto em Setembro de 2013. O trecho sul, só em 2014.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Goiás Agora