Os “pubs voadores” – Final

posted in: Artigos | 0

Outro método utilizado pela RAF para aliviar os sabores estranhos, que afetavam a cerveja, eram barris. A aeronave utilizada foi o Spitfire Mk IXs, que equipava as unidades de caças-bombardeiros. No lugar das bombas, barris de cervejas ficavam presos sob as asas.

Os pilotos desse esquadrão afirmaram ter criado uma nova ideia, as “bombas de cerveja”, usando barris caseiros em forma de cone, mas feitos da forma mais simples possível. No dia 03 de agosto de 1944, um Spitfire voou da Inglaterra para o aeródromo de Plamentot, perto de Caen, e começou um “bombardeio de cerveja”.

A missão foi feita em benefício da humanidade com sede. Como os barris eram simples, isso implicava na sua integridade durante a entrega, que era basicamente um bombardeio de forma bem “cuidadosa”. Para os militares que estavam no aeródromo de Plumentot, nunca bombas haviam sido tão bem-vindas.

Em novembro de 1944, o governo britânico decidiu que o fornecimento de cerveja para as tropas no exterior deveria ser igual a cinco por cento da produção total nacional. Ou seja, todas as cervejas mais fortes em exportação, todas as cervejas que poderiam ser pasteurizadas, deveriam ser colocadas nas mãos dos serviços de restauração das forças de infantaria.

Algumas das fabricantes de cervejas culparam a falta de mão de obra suficiente. Diziam que as mulheres trabalhadoras, que tinham substituído os homens convocados para as forças, haviam sido evacuadas com os seus filhos, por conta do aumento das ameaças das bombas alemãs V1 e V2.

Em alguns pubs, houve uma espécie de surto de “pânico potável”. Os clientes bebiam suas cervejas e gritavam, com medo de que os suprimentos dos bares acabassem por causa dos militares. Ao mesmo tempo, em alguns distritos, era comercializada cerveja de baixa qualidade. As melhores foram destinadas para as tropas.

A Segunda Guerra trouxe diversos problemas no fornecimento de cervejas para a população britânica, prejudicando algumas pousadas que não eram mais capazes de comercializar a bebida para seus clientes. Em troca disso, xícaras de chá foram colocadas no lugar das cervejas, algo muito desanimador para qualquer hóspede!

Andrews Claudino