Pane em sistema de check-in da Gol causa transtorno à passageiros

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nessa segunda-feira (22), uma falha no serviço de check-in e documentação de voo da Gol provocou o atraso 213 voos domésticos, mais o cancelamento de outros 21 voos. Além disso, dos 22 voos internacionais programados para hoje, 11 sofreram atraso. Os dados acima se referem ao que foi exibido na página da INFRAERO até as 16h de hoje.

A pane afetou os voos em todos os aeroportos que a companhia opera. De acordo com a empresa, todos os procedimentos que tiveram problemas precisaram ser feitos manualmente.

“A companhia ressalta que o sistema já está normalizado e que tomou as medidas necessárias para atender aos clientes da melhor forma possível”, informou a empresa em nota divulgada à imprensa.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da  INFRAERO, que administra o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), dos doze voos atrasados até as 13h, dez eram da Gol.

Entre os voos de todas as companhias aéreas, 311 voos decolaram com atraso (18,2% do total) até as 16 horas, sendo que, na última hora foram 66 voos que decolaram com mais de 30 minutos além do horário previsto (11,4%). Até agora, os cancelamentos do dia somaram 75 voos (4,4%).

Na segunda-feira passada (15), a Tam enfrentou um problema semelhante, tendo seu sistema de check-in inoperante por algumas horas, obrigando os funcionários da companhia aérea tiveram de fazer de manualmente a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens.

Ainda nessa segunda (21), a ANAC notificou a companhia para apurar as falhas sofridas. De acordo com a agência, a falta de assistência pode gerar multa de até R$ 1,74 milhão por voo. A ANAC informou que a Gol terá até dez dias para comprovar a prestação de assistência aos passageiros que tenham sido afetados por atrasos e cancelamentos de voos.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Allan Martins Antunes/Airliners.Net

Renato Cobel
Redes