A ANAC pode suspender algumas rotas da Passaredo devido ao baixo índice de regularidade dos voos que podem ser suspensos. Vale lembrar que a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial.
De acordo com a agência, a empresa não vem mantendo o índice de 80% de regularidade, recomendado pela atual legislação. A avaliação é feita conforme o desempenho da companhia nos meses de Junho, Setembro e Outubro, quando o índice representou apenas 32,6%.
Com isso, a ANAC abriu um processo administrativo, que pode determinar a suspensão de até 16 rotas, que tiveram o índice de cancelamento de voos maior que o permitido pela legislação.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Passaredo disse que o baixo percentual ocorreu em razão de os cálculos da agência terem considerado 11 aeronaves em operação.
Porém, a empresa possui apenas quatro aeronaves em operação, devido ao planejamento de substituição de equipamentos e readequação da malha, definido após o processo de recuperação judicial.
A Passaredo explicou que os percentuais de regularidade, levando em conta toda a base de slots e hotrans (horário de transporte de voos autorizados), aprovadas para 11 aeronaves, não reflete o seu desempenho operacional.
De acordo com a Passaredo, a companhia está protegida pela decisão que aprovou o processo de recuperação judicial, na qual determina a manutenção de áreas aeroportuárias, slots e hotrans anteriormente aprovados.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Online PMW