Às 9h09 dessa quarta-feira (01), horário local de Denver (12h09 no horário de Brasília), um Boeing 737 da United Airlines foi atingido por um pássaro enquanto pousava no Aeroporto Internacional de Denver, no Colorado, abrindo um buraco na fuselagem dianteira. O avião partiu de Dallas, no Texas.
Após a colisão, um sinal de emergência foi emitido pelos pilotos da aeronave. O Boeing levava 151 passageiros, mas ninguém ficou ferido, de acordo com Christen David, porta-voz da empresa. Os restos mortais do pássaro, que já foram retirados da aeronave, serão analisados por especialistas, para determinar a espécie da ave.
Atualmente, os motores de aviões comerciais são desenvolvidos para serem capazes de aguentar o choque de uma ave de até 1,8 kg sem sofrer danos, segundo o professor Paul Eschenfelder, da Universidade Aeronáutica Embry Riddle. Porém, nenhum engenho é construído para aguentar uma colisão com uma ave que tenha entre 3,6 kg e 6,8 kg.
Colisões com pássaros ou outros animais pequenos são comuns em aeroportos, mas em 2006, um voo da companhia francesa Air France já fugiu da regra ao colidir com vacas durante um pouso.
Birds are EVIL.
Por Antonio Ribeiro