Paulo Kakinoff: Esse é o ano mais adverso da história da Aviação

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nessa quinta-feira (06), durante o Gol Day, Paulo Kakinoff, presidente da Gol, afirmou que 2012 é o ano com o cenário mais difícil da história da Aviação. De acordo com ele, de 2009 para cá, o preço do QAv aumentou 58%:

“Aproveito para lembrar que 2009 foi o último ano que fechamos com balanço positivo, e os prejuízos mais significativos da empresa foram registrados em 2011 e no decorrer deste ano”, disse, durante a realização do evento.

O executivo ainda destacou o prejuízo de R$ 1 bilhão acumulado nos nove meses desse ano, o que foi o estopim para a extinção da Webjet, de acordo com Kakinoff:

“A diferença na idade média do Boeing 737-800 (7,5 anos) frente ao modelo Boeing 737-300 (21 anos), usado pela extinta aérea, contribui para menores custos de manutenção e maior produtividade da operação do modelo mais moderno”, explicou.

Para a recuperação desse prejuízo e se ajustar para a nova realidade, a oferta de voos diários da empresa diminuiu de 1100 para 900. A redução atingiu principalmente a região Norte do País, onde houve queda de 25% das operações da empresa, seguida das regiões Nordeste (18%), Centro-Oeste (14%), Sul (7%) e Sudeste (5%).

Do outro lado, entre algumas metas da empresa para 2013, Paulo destacou a intenção da companhia de implantar em 100% da malha aérea até Junho de 2013 a venda de serviço de bordo (que começou no país graças a Webjet), inclusive na ponte aérea.

“Estamos realizando estudos para estender a opção do assento-conforto para algumas outras rotas, principalmente para os voos que partem do Santos Dumont, onde há uma restrição no número de passageiros para a decolagem/pouso”, revelou.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Pan Rotas

Renato Cobel
Redes