Piloto Privado checado, agora posso trabalhar!

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Não. E, sim, é claro.


 


Vamos deixar definido que o PP não pode de maneira nenhuma trabalhar exercendo a profissão de piloto. E não sou eu quem está dizendo isso, atentem ao que diz na RBAC 61:

“61.85 Prerrogativas do titular da licença de piloto privado e condições que devem ser observadas para exercê-las

(a) As prerrogativas do titular de uma licença de piloto privado limitam-se a atuar, sem remuneração, como piloto em comando ou segundo em comando de aeronave da categoria apropriada à sua licença e que realize voos não remunerados e sem qualquer tipo de aproveitamento comercial.”


Capacitado, mas não habilitado.

Já comentamos aqui sobre as dificuldades de pagar a formação aeronáutica, e a ansiedade em começar a trabalhar na área cresce bastante conforme o seu aprendizado e horas de voo vão evoluindo. Mas o fato de você possuir uma CHT de PP e estar habilitado para pilotar não significa que você também esteja apto a trabalhar na função. Você pode ter Multi/IFR/Jet/ICAO e habilitado para voar B747, sendo PP você não poderá ser remunerado.


Onde posso trabalhar?

Mas isso não significa que você não poderá trabalhar em qualquer outra área da aviação. Se você é um jovem aluno e ainda não possui nenhuma experiência profissional, procure empregos em setores que não exigem experiência prévia. Toda experiência adquirida facilitará o entendimento do processo da rotina da aviação para quando você estiver no comando.

Se o seu caso for o de alguém que está realizando uma mudança de carreira, você pode procurar colocação em áreas que sua experiência anterior já pode agregar algum valor ao novo emprego, transformando a transição de carreiras em um processo mais suave e que também lhe proporcione a evolução de seu aprendizado.


Identificar oportunidades

Ao adquirir determinados conhecimentos teóricos você já pode transmiti-los e ser remunerado por isso, basta saber identificar as oportunidades que podem aparecer e aproveitá-las. Uma matéria que você tem facilidade pode ser a porta de entrada para ajudar um colega de curso ou mesmo aulas particulares, a dificuldade de alguém pode ser a sua oportunidade de conseguir pagar algumas horas de voo do restante de sua formação.

Uma outra boa forma de começar é acompanhando os sites das companhias aéreas, todas possuem um link “Trabalhe Conosco” que mantém as vagas disponíveis atualizadas e sempre pode aparecer alguma na sua base. Esse também é um bom momento para que você possa desenvolver seu networking, frequente o aeroclube da sua região e converse com outros pilotos. Além de você ter uma boa oportunidade de aprender sobre os aspectos da rotina de um aviador, também podem aparecer oportunidades de prestar pequenos serviços para os donos das aeronaves e isso certamente lhe ajudará em um futuro próximo.

Você precisa estar devidamente habilitado para poder trabalhar como piloto, mas isso não lhe impede em nenhum momento de trabalhar com aviação.

Renato Cobel
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