Vocês se lembram de Walter Toledo e sua meta de bater o recorde de ‘mais jovem a dar a volta a bordo de um monomotor’ ? Pois é, ele já cumpriu 1/3 do trecho previsto para a expedição, mas encontrou uma burocracia durante o 17° ponto de parada, na Rússia: O tipo de combustível disponível para abastecimento.
No ponto de parada russo, apenas Querosene de Aviação (Jet A-1) está disponível nas bombas de combustível, porém, o Piper Malibu Matrix utiliza apenas Gasolina de Aviação, combustível usado na maioria dos motores à pistão. Walter também reclama da burocracia que precisa enfrentar para poder resolver a situação.
“A perspectiva aqui na Rússia não é nada boa. A burocracia deles é impressionante. O que, no Brasil, nós resolveríamos com uma pessoa, aqui é preciso falar com, no mínimo, três pessoas”, contou o piloto, desanimado. Toledo busca bater o recorde de piloto mais novo a dar a volta ao mundo a bordo de um monomotor. Ele tenta deixar para trás a marca do jamaicano Barrington Irving, que em 2007 fez a viagem em 97 dias, aos 23 anos de idade.
Desanimado com o rumo da viagem, Walter falou também sobre o drama envolvendo o combustível nos aeroportos russos. “Nós não temos a autorização para que a pessoa entre com a gasolina no aeroporto para abastecer a aeronave. Como eles usam querosene de avião no abastecimento, não existe essa autorização para outro combustível”, relata.
Há 12 dias, o piloto havia completado um terço da expedição, ao pousar em Londres, na Inglaterra. Nesta segunda-feira, ele participou de duas reuniões para tentar solucionar o problema e seguir com o trajeto. “Nós tivemos uma reunião com a embaixada brasileira hoje. Eles estão nos ajudando como podem, fizeram uma carta de apoio para enviar ao governo russo. Tivemos também uma reunião com a empresa que nós apoia dentro da Rússia. Eles não cuidam apenas do combustível, justamente o que está dando problema”.
Não é difícil imaginar o drama de Walter. O que era para ser apenas uma escala se transformou em uma estadia prolongada, e que não possui solução até o momento. Sabe-se lá como ele está ‘se virando’ para acostumar-se na Rússia, além da probabilidade da expedição ser cancelada.
Por Antonio Ribeiro