Conforme publicamos nesse post, o piloto Walter Toledo, que realiza a expedição Brasil Voando Alto, está com problemas para abastecer o Piper PR-EBA, avião da expedição. Para explicar aos telespectadores que acompanham a expedição via internet, com fotos e vídeos no Youtube, Walter divulgou uma espécie de nota no dia 22 de Julho. Confira ela na íntegra:
“Bom dia! A pedido de algumas pessoas, irei eu, Walter, explicar certinho nos detalhes o que está se passando aqui na Rússia que não nos deixam prosseguir.
A Rússia só usa querosene de aviação, e nós precisamos dela. Só que existe a gasolina de aviação aqui na Rússia e nós já fechamos acordo com a empresa fornecedora para entregar 2 barris de 200 litros em cada aeroporto. O abastecimento a gente vai cuidar, eles não precisam fazer nada, só receber os 2 barris nos aeroportos. Quando tudo isso estiver feito, daí temos que providenciar um comprovante de que temos abastecimento para aí dar a entrada na autorização de sobrevoo e pouso na Rússia.
Tudo fácil! Fácil demais para qualquer lugar do mundo, menos pra Rússia. Aqui existe uma lei que proíbe os aeroportos receber essa gasolina porque eles não são autorizados a abastecer com gasolina!
Mas aí vem a pergunta; Vocês não se organizaram?
E daí vem a resposta; Sim, organizamos. Fechamos em Março com uma empresa daqui para fazer esse fornecimento para nós e tratar de todos os trâmites burocráticos. Estava perfeito, tudo redondo! A nossa decolagem de Goiânia era pro dia 8 de Julho. Dia 6 de Julho, essa empresa nos manda um email cancelando tudo. Tomamos a pior rasteira que poderíamos tomar. […] Só faltava agente pagar e eles cancelarem não é… Daí seria o espetáculo final pra finalizar o circo!
Agora aqui estamos com a embaixada brasileira acionada, essa semana será decisiva. Ou vai ou não. Juro que não queria virar as costas para trás e voltar embora, depois de tanto tempo, esforço e dinheiro investido. Vamos batalhar até o fim. Gente é uma coisa tão simples! Não estamos pedindo favor de ninguém! Estamos pagando tudo, e mesmo assim a famosa burocracia russa faz o seu papel.
Hoje, domingo, trabalhamos 7 horas. Pouco avançamos pois domingo ninguém se mexe. Mas conseguimos algumas informações, nenhuma que nos ajude muito. Só complicações.
Nosso plano agora será o seguinte: Apelar para a embaixada brasileira, junto ao coronel Bragança, para que consiga da ANAC russa uma autorização especial para poder deixar entregar nos aeroportos os 2 barris.
Temos o combustível no portão do aeroporto, mas não pode colocar dentro dos portões do aeroporto! É para rir ou para chorar?
E depois o povo fala que o Brasil é um país difícil…. O Brasil é maravilhoso! Vamos em frente! Brasil acima de tudo! Sempre!”.
Por Antonio Ribeiro