Pilotos Alunos: erros básicos que podem ser evitados

Dependendo da sua vivência na aviação (não digo nem experiência), alguns dos erros elencados aqui podem parecer banais. A vocês peço paciência, pois alguns desses erros, por vezes atribuídos aos iniciantes, podem nos pegar desprevenidos do alto da nossa soberba aérea. Ou será que só se acidenta quem é péssimo aviador? Não, acredito que não. Então, o que podemos fazer é permanecer alertas, e reduzir ao mínimo as chances de dar sorte para o azar. A seguir, três erros que talvez já tenhamos cometido, ou que os pilotos iniciantes podem cometer com maior naturalidade.


Tentar taxiar com o manche

Esse engano ocorre com mais frequência do que se pensa. Para você que já voou parece um absurdo, mas para o aluno que se senta pela primeira vez ao assento do piloto e não do passageiro, aquele grande manche em sua frente pode fazer com que essa confusão ocorra em seu cérebro. Mas não é nada grave: se ocorreu com você, não se sinta mal. Essa é apenas uma confusão temporária, causada muito pela emoção que, por vezes, não nos deixa raciocinar muito bem nesses momentos. Agora, se você já está na sua terceira hora de voo e continua incorrendo nesse tipo de engano, pare um pouco e pense se sua preparação mental para o voo está satisfatória, se você tem se preparado psicologicamente para o voo de forma eficaz, e se está concentrado de verdade para operar aquela máquina.


Esquecer do checklist

O checklist é algo que, pra quem está chegando na aviação ou pra quem está de fora, parece estranho num primeiro contato: “Como assim? O piloto não sabe o que tem que fazer e tem que colar?”. Não, meu amiguinho: o checklist é mais uma ferramenta de gestão, a qual vai ajudar a tripulação a não se esquecer de nada e sempre checar o que tem que ser feito em cada etapa do voo. Até porque somos humanos, e humanos erram – ainda mais quando começam a surgir tarefas imprevistas ou que vão se acumulando, drenando a atenção do piloto. Basta esquecer de uma ação para que os fatores causadores de acidentes, também conhecidos na aviação como “a bruxa”, comecem a perseguir o atarefado piloto, podendo resultar em manchete de jornal. Que atire o primeiro comentário quem nunca esqueceu de executar um checklist!


Não olhar antes de curvar

O treinamento prático de Piloto Privado, e no mínimo 70 horas do curso de Piloto Comercial, se dão em condições visuais. Esses números ilustram bem o quanto o erro de não olhar antes de curvar está presente em grande parte do treinamento, como um potencial risco de dar algo errado.

“Poxa Faiolo, mas o céu é tão grande! Pra que ficar olhando antes de fazer uma curva? Ninguém vai bater aqui em cima!”. Tem razão, o céu é grande mesmo. Mas onde voamos boa parte de nossas horas de treinamento, o céu é relativamente pequeno. Eu diria até bem pequeno, se considerarmos por exemplo que, em navegações, vamos de um aeródromo para outro, num espaço onde muitas vezes há aeronaves fazendo o mesmo caminho no sentido contrário, em altitudes (não níveis) muitas vezes parecidos ou próximos. Sem contar que, em um circuito de tráfego, sempre há o risco de haver uma aeronave sem rádio, ou mesmo um piloto sem conhecimento das regras básicas de voo. Sendo assim, olhar antes de curvar é o mínimo que podemos fazer para evitar sobressaltos.

Devemos ainda manter a escuta atenta da frequência de rádio de onde estamos, a consciência situacional de onde as demais aeronaves estão, e considerar que um piloto pode muito bem avisar que está na perna de través, sendo que está na perna base ou erros semelhantes. Ou seja, faça crosscheck nas informações de rádio com as visuais, com a razoabilidade do quem vem acontecendo e de onde você está! Esse “erro” parecia mais simples antes de ler isso, não? Eleve seu conhecimento, dê uma pesquisada no termo “see and avoid”, muito útil para nós aviadores.

Em breve mais alguns erros sobre os quais devemos estar atentos pra não cometer.

Luciano Faiolo
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