Olá amigos amantes da aviação, na matéria de hoje falaremos sobre os processos que são utilizados em pintura de aeronaves civis. Hoje teremos ajuda de dois profissionais da área, eles são responsáveis por belíssimos trabalhos, e pude comprovar de perto o quanto é gratificante unir o profissionalismo com o amor à profissão.
Antes quero explanar algumas informações importantes acerca dessa aérea, e deixar essa matéria menos técnica possível.
Os acabamentos em aeronaves são separados em três classes em geral: Proteção, aparência e decoração. As partes internas são pintadas para protegê-las da deteriorização.
Todas as partes expostas são pintadas para proporcionar proteção e apresentar uma aparência agradável à aeronave. O acabamento decorativo inclui faixas de acabamento, pintura de emblemas, aplicação de decalques e de números de identificação.
(Imagem: Reprodução)
O RBH-45 nos dá as diretrizes referentes à identificação da aeronave. Isso diz respeito a marcações importantes que mostram a finalidade de cada aeronave, essas informações são essenciais em vários aspectos, pois fazem parte de uma parte de documentações do registro de aeronaves brasileiras. Na série sobre CTM (controle técnico de manutenção) abordaremos mais sobre documentações.
(Imagem: Reprodução)
Entrevistamos os senhores ‘Zé’ Carlos e Renato. Eles trabalham há muitos anos com pinturas de aeronaves, sendo o primeiro desde os oito anos de idade e o segundo a mais de quarenta anos (também com pintura automotiva). Atualmente encontram-se baseados na cidade de Pará de Minas MG, entorno de BH. Trabalham na pintura de um belíssimo Embraer Corisco Turbo, cauda em “T”. Tivemos a oportunidade acompanhar todo inicio do processo, e tirar muitas duvidas a respeito do assunto.
Primeira etapa: Limpeza e remoção da pintura
(Imagens: Reprodução)
Essa etapa é muito importante no processo no novo processo de pintura de um avião, pois todo material que impede as outras etapas deve ser cuidadosamente removido. A preparação da superfície diz tudo a respeito do trabalho do profissional, pois ele terá a preocupação de deixar tudo bem limpo e pronto para a execução de uma boa pintura.
Pode-se usar desengraxastes, ou mesmo detergentes de limpeza em áreas onde não de aplica o removedor pastoso. Observa-se as regras de segurança em relação a esse processo, o removedor é um produto químico altamente perigoso em contato com a pele, e, principalmente os olhos. Usa-se mascaras óculos de proteção, luvas e botas de segurança a fim de se evitar o contato.
Vejamos o que o Sr. Zé Carlos tem a dizer sobre essa etapa:
AL: Quais os materiais usados na remoção da tinta?
Zé Carlos: Utilizamos o removedor pastoso, ele age de forma rápida de eficiente sobre a pintura antiga, agilizando o trabalho e deixando a chapa praticamente nua.
AL: Como é feito o processo de remoção?
Zé Carlos: É um processo simples, onde utilizamos um pincel largo em toda estrutura da aeronave.
AL: Quanto tempo dura o processo de remoção, em média?
Zé Carlos: Depende do tamanho da aeronave, mas fica em torno de uma semana.
AL: Esses produtos agridem as chapas da aeronave se deixados muito tempo expostos?
Zé Carlos: Agridem as peças de fibras, elas podem danificar devido aos fortes componentes químicos do removedor pastoso.
(Imagem: Reprodução)
O removedor pastoso é facilmente removido com água, em alguns casos pode-se utilizar uma lavadora de alta pressão, onde a tinta velha sai com mais facilidade. Em alguns casos pode-se utilizar um raspador ou mesmo lixas de grãos variados em locais onde a tinta estiver muito fixada. O processo de remoção, tanto interno quanto externo, facilita a vida do mecânico responsável pelas inspeções visuais.
Ele pode identificar possíveis trincas, corrosões ou avarias nas peças; bem como facilitar a remoção de rebites ou parafusos que ficam escondidos sob a pintura. A aplicação do agente removedor deve ser feita preferencialmente em ambientes externos, e a sombra. Se a remoção em ambiente interno for necessária, ela deverá ser feita em local ventilado.
Superfícies de borracha sintética, incluindo pneus da aeronave, tecidos, e acrílicos, devem ser cuidadosamente protegidas contra possíveis contatos com o removedor.
Mascara-se qualquer abertura que possa levar o removedor para o interior das aeronaves, ou cavidades criticas como janelas de inspeção.
(Imagens: Arquivo pessoal)
Nas duas últimas imagens, vemos um governador de hélice, no qual precisei remover a tinta para aplicar uma nova pintura.
Segunda etapa: Proteção
(Imagens: Reprodução)
Esse processo assemelha-se a o mesmo utilizado na pintura automobilística, porém, é uma etapa bem simples de ser feita. Enquanto nos carros utilizasse primer, massas, ou mesmo serviço de soldas, a aeronave recebe apenas uma demão de base de cromato de zinco.
A base de cromato de zinco é bem utilizada no meio aeronáutico, e sua coloração amarela o difere das outras bases utilizadas na aviação. Ela protege a partes externas e internas da corrosão, ou mesmo danos causados por baixas ou altas temperaturas, como também pela maresia.
Em peças de fibra, como carenagens, spiners, e polainas, pode-se aplicar uma demão de primer de preenchimento. Ou mesmo uma fina camada de massa rápida para um melhor acabamento nas chapas.
(Imagem: Reprodução)
CP: Qual o tipo de Primer mais utilizado em aeronaves?
Zé Carlos: Utilizamos o Primer Cromato, da Reflex.
CP: Quantas demãos são utilizadas para uma boa proteção e base para a pintura?
Zé Carlos: É necessária apenas uma demão de aplicação, ela já nos dá um boa otimização do produto.
CP: Quantas latas de Primer se gastam em média numa aeronave multimotora tipo Baron 58 ou Seneca?
Zé Carlos: Utilizamos na média umas três latas de 3,6 kg.
Base de cromato de zinco
A base de cromato de zinco é aplicada em superfícies metálicas antes da aplicação de esmalte ou laca, como um revestimento resistente à corrosão, e como base para pinturas de proteção. O cromato de zinco é satisfatório para uso sob esmaltes à base de óleo ou lacas nitro celulose.
(Imagem: Arquivo pessoal)
Uma boa aplicação da base de cromato de zinco assegura uma maior vida útil à estrutura da aeronave, evitando o desgaste natural, causado pelo atrito de baixas temperaturas do ar. Ele cobre toda a fuselagem, agindo como uma blindagem química.
ANAC e liberações de pinturas
A nossa “amada” Agencia Nacional de Aviação Civil não tem restrições em ralação a pinturas em aeronaves, ela regulamenta o uso especifico das matriculas e letreiros referente a finalidade da aeronave. O RBH-45 norteia essas questões caso você esteja interessado em matar sua curiosidades.
Nesses casos, a ANAC é menos burocrática que o famoso Código Nacional de Transito. No caso de automóveis, o proprietário deverá informar a mudança de pintura do mesmo.
Uma aeronave pode ter sua pintura personalizada ao gosto do cliente, fiz questão de postar algumas imagens comentadas a respeito do assunto.
(Imagem: Reprodução)
A Azul realizou mais uma pintura especial em uma de suas aeronaves. A novidade desta vez é que quem sugeriu a pintura foi um passageiro da empresa, o curitibano Fernando Guernieri. O cliente foi o vencedor do concurso cultural “Sua Arte lá em cima”, que recebeu milhares de sugestões de todo o País.
Batizado de “Verão Azul”, o colorido Embraer 195, de matrícula PR-AXH, foi revestido com uma pintura ousada inspirada em elementos da cultura brasileira e em suas principais paisagens, mesclando, por exemplo, imagens do Pão de Açúcar com jogadores de capoeira e um tucano: “O resultado é uma aeronave com as cores e a cara do Brasil”, disse o autor da arte.
A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras começaram nesta segunda-feira, 6, uma série de ações em 11 aeroportos do País para promover a prevenção contra o câncer de mama.
No Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, onde está o hub (concentrador de voos) da companhia, o chamariz é a aeronave pintada de rosa, cor símbolo da luta mundial contra a doença.
Segundo informou a empresa por meio de sua assessoria, a aeronave circulará durante três anos. A tripulação do jato é 100% composta de mulheres e os uniformes são da cor da campanha.
(Imagem: Rodrigo Gomes)
Pra finalizarmos, encontrei essas divertidíssimas pinturas das aeronaves de instrução de uma escola de aviação do Paraná. Parabéns a Aerocon, pela inovação em questão de pinturas.
(Fotos aeronaves da Aerocon)
Nossa matéria continua na próxima semana, falaremos mais sobre a fase de aparência e decoração. Grande abraço a todos os amigos que nos prestigiam.
(Imagem: Arquivo pessoal)
Álvaro Lemos
Manutenção de Aeronaves