Prático de Piloto Privado 13

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Saudações amigos do Canal Piloto

Após ser aprovado na manobra curva de grande, a próxima manobra no curso seria voo em pré-estol.

Como de praxe, cheguei cedo ao aeroclube, e como sempre, aproveitei para comer e estudar, o voo estava agendado para as 13h45min. Apresentei-me para o voo, e fiquei aguardando a aeronave e o instrutor. Logo descobri que era o mesmo INVA que tinha me criticado muito da última vez que voei com ele, mas eu estava ali para aprender. Fomos fazer o briefing.

Vamos estudar juntos:

A manobra do voo de pré-estol é uma manobra que usamos coordenadamente o motor, a atitude do nariz e a velocidade mínima para o voo horizontal, mantendo a altitude usando apenas o profundor e o leme para manter a aeronave estabilizada. Lembrando que correções de altitude são feitas com o uso do motor e a velocidade com o nariz da aeronave (atitude). A manobra tem como objetivo, o aluno perceber as reações da aeronave antes de estolar.

Em linhas gerais: Voo pré-estol se voa na velocidade mínima que se consegue manter o voo, sem estolar. No voo não usamos o aileron para correções, apenas os pedais, pois quando se usa os ailerons, a velocidade de estol aumenta. Só usamos os ailerons com velocidade acima de 50mph.

Aproveitei o briefing para sanar algumas dúvidas da manobra de estol, pois como estaria voando em pré-estol, e qualquer erro brusco o estol aconteceria, e queria estar pronto para agir caso o avião perdesse sustentação. Sair do briefing pensando na manobra, e um pouco nervoso, esperando novas criticas do instrutor, mas fui inspecionar a aeronave e passar a notificação. 

Acionamos e decolamos sentindo a área 459, chegando a represa subimos para 2000’ AGL (mínimo), fizemos o cheque de área (90º para um lado, 180º para o outro e 90º para retomar a referência) e voo reto-horizontal.

Reduzimos a velocidade gradativamente de 80mph para 70mph e segurei a aeronave, então reduzi para 60mph, corrigindo os erros e segurando a aeronave, reduzimos para 50mph e o nariz do avião já estava bastante inclinado. Comecei a sentir o comportamento da aeronave, até que reduzimos para 40mph, nariz bem alto, potência do motor também, até que houve uma leve queda de asa. No susto corrigir com o manche (aileron) e estolei.

Recuperado do estol, voltamos novamente para o reto-horizontal e começamos a diminuir novamente a velocidade, assim gradativamente, até que cheguei à velocidade de pré-estol. Senti a aeronave chacoalhar e percebi que ela estava no seu limite à velocidade de 40mph, estava segurando bem, então o instrutor diz: “Comando olha para o lado, essa é a velocidade de estol, e olha que paisagem bonita”.

Olhei para o lado e apreciei a paisagem, mas mantive a atitude do avião e fui recuperando a velocidade gradativamente, de 40mph para 50mph e assim por diante, treinei mais a manobra e voltamos para o aeroclube. Pousamos e fomos para o debriefing, o voo foi muito prazeroso, o INVA além de não me criticar como no voo anterior feito com ele, ainda me fez um elogio: “Parabéns Torquato, está voando bem”.

Aquilo foi o ápice, pois realmente fiquei feliz, todas as criticas anteriores me fizeram prestar mais atenção aos pequenos erros e voar bem melhor. Fui aprovado, agradeci o voo e voltei para casa. Próxima manobra seria a de Estol.

Forte Abraço. Bons Voos.
Rafael Torquato.

Alexandre Sales
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