Prático de Piloto Privado 38

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Saudações Comandos.

Hoje meu relato sobre a Prova da Anac.

Fiz minha Teoria de Piloto Privado em 2011 e só tirei meu CCF (leia-se CMA) em Julho/2011.

Comecei a voar em 2012 e estou até agora. O Próximo passo é fazer a Banca da ANAC.

O curso Prático Piloto Privado, permite fazer todas as horas de voo, até o solo. Só podendo prosseguir após ter sido feito e aprovado na ANAC.

Toda vez que pegava os R$ 250,00, destinados a fazer a banca, eu preferia fazer mais uma hora de voo. Assim fui postergando, postergando, postergando até que chegou num momento que não tinha mais opção há não ser fazer a prova ou ficar sem voar. No site da ANAC, gerei meu CANAC (Código ANAC), faltava emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União).

Acessando esse link, fui direto para página 8, item 118.

INSC. P/ EX DE CONHECIMENTO TEÓRICO NAS LICENÇAS E/OU HAB.:
MEC MNT ERA, PPAV, PPH, CMS E DOV (POR CARTÃO)

Cada matéria tem um valor de R$50,00. Tem uma janela que você põe a quantidade de matérias. No meu caso eram cinco. Coloquei 5 matérias, cliquei em cima da calculadora, e automaticamente ele altera o valor total da prova para R$250,00. Terminei preenchendo logo abaixo com meu CPF e Nome Completo.

Clicando em Confirmar, me gerou um PDF, que bastava imprimir e pagar em uma agência do Banco do Brasil (Caixa/Correios não serve). Efetuei o pagamento, aguardei três dias úteis e me encaminhei ao prédio da ANAC próximo ao aeroporto de Congonhas.

Que em São Paulo fica na Rua Renascença, 112. Junto com o comprovante de pagamento, levei comigo um documento com foto e uma foto 3×4.

Chegando lá, é um prédio espelhado, muito bonito. Entrei, atravessei todo o saguão, peguei a senha em uma das mesas e aguardei chamarem meu número.

Sentei de frente com a atendente, falei que iria agendar a prova. Entreguei o comprovante, o documento e a foto. Agendei para 30 dias, pois era a data mais breve possível. Ela imprimiu um papel, grampeou a foto 3×4, carimbou a GRU e o papel de agendamento.

No dia da prova, teria que comparecer com esse papel e mais um documento com foto (pode ser RG, CNH, Passaporte, Carteira de trabalho, etc).

Com a prova agendada, sai do prédio, aproveitei para ir ao aeroporto logo em frente, ver avião. Saudades de uma época que eu nem vivi, onde tinha uma varanda para o público apreciar a paisagem. Depois de um breve momento, tomei um sorvete e voltei para casa.

 

Chegando em casa, peguei os cincos livros e mais a coletânea de provas que já estavam empoeirados, retirei da biblioteca e comecei a estuda-los.

Depois de vários meses sem estudar a matéria, acabei esquecendo muito. Mas tive pontos a favor, pois só tive professores espetaculares no Aeroclube de São Paulo e como já tinha diversas horas de voo, muita coisa que não conseguia decorar, eu já tinha a base na prática.

Peguei as matérias que tive mais dificuldade no teórico, Conhecimentos Técnicos e Teoria de Voo. Estudei a parte que tive maior dificuldade em CT, que era Sistema Elétrico. Li umas oitos vezes seguidas, na nona eu desisti e fui estudar outras matérias.

Dei uma passada rápida em todas as matérias e voltei para sistemas elétricos, pois precisava entender aquilo. Li. Reli. Li de novo, até que tive uma epifania e as coisas começaram a fazer sentido. Estudei bastante as matérias. Navegação. Adorava fazer o “pé de galinha”. Descobrir direção, velocidade do vento, proa, rumo.

Lembrava que meu professor sempre dizia que o vento bate na minha proa e escorre para meu rumo.

Meteorologia, com calculo de RAS, RAU, Altimetria. Era uma diversão fazer aquilo.

Regulamentos, em todas as provas do curso teórico eu tirei 95, então só dei uma lida por cima, sem me aprofundar em nada.

Teve momentos que não gostava muito, como em Teoria de voo, as estabilidades lateral, longitudinal e direcional.

Conhecimentos Técnicos com o Sistema Elétrico. Mas as que eu menos gostava, foram as que eu mais estudei.

Fui atrás de comprar os simulados no site Piloto Brasil.

Tem uma opção de comprar 250 Simulados por R$24,90

Quando fui comprar apareceu uma opção de aplicativos para celular/tablets, com um custo de US$ 17,99. O que tornou vantajoso por ser tudo digital e ter simulados infinitos.

Uma rápida analise sobre o aplicativo, ele tem um cronometro com o tempo de prova, vinte questões por prova. Terminado é só clicar em Finalizar, te dá o resultado, a porcentagem, o tempo de prova e a única diferença em relação a real prova da ANAC, é que ele também te mostra o gabarito, com as questões corretas.

 

Fiz diversos simulados, as semanas passaram até o dia anterior ao grande evento. Estava arrumando tudo que usaria na bolsa. Só não encontrava o Computador de voo e o Transferidor. Fiquei desesperado, pois não tem como fazer a prova sem os dois. Comecei a procurar e não encontrava de forma alguma.

Hoje como todos estão sempre conectados a internet, surgiu à ideia de pedir emprestado via rede social. Publiquei no meu mural na rede, quem podia me emprestar esses materiais.

Passado uns trinta minutos, um amigo (Rodrigo Silva) que havia conhecido uma semana antes no aeroclube de Bragança Paulista, responde que pode me emprestar.

Foi à luz para salvar minha prova. Marquei de nos encontrar as 16h30 em uma estação de metrô.

Sai de casa, inventei uns caminhos diferentes para ganhar tempo, acabei chegando adiantado. O sinal do celular não funcionava, enquanto aguardava, ficava apreciando as meninas bonitas que passavam.

Logo o Rodrigo chegou, apontei para o relógio brincando, falando que ele estava atrasado. Era 16h31.

Agradeci, peguei os materiais, voltei para casa e já deixei tudo pronto para o dia seguinte.

O Dia do Grande Evento.

Prova agendada para as 09h, da minha residência até a ANAC são uns 15 km, mas como moro em São Paulo e ainda é horário de pico, gastaria no mínimo 1h30’. Nessa expectativa, acordei bem mais cedo e sai de casa. Para minha surpresa, não tinha congestionamento. Demorei uns vinte minutos.

Cheguei bem mais cedo que o planejado, a ANAC ainda estava fechada. Encostei numa árvore e fiquei lendo e fazendo mais alguns simulados. Estava com a sensação de que devia ter estudado mais. As 08h40’ Permitiram a entrada das pessoas que iriam fazer as provas. 

Fizemos uma fila indiana no guichê da recepção, pegamos um crachá, passamos pelos seguranças e subimos até o segundo andar do prédio. Apresentei a ficha e um documento com foto. Assinei uma lista de presença e fiquei na sala aguardando as instruções. Logo um dos fiscais começa a explicá-las.

Não pode o uso de celulares, relógios, as canetas tem que ser com os tubos transparentes. Não pode ter algum tipo de adesivos no computador de voo ou transferidor (muitos tiveram que arrancar os adesivos que já vem de fábrica).

Cada prova tem duração de 30’ e somente Navegação, com duração de 1h. Terminando a prova clica-se em Finalizar. E a mais significante: Não pode colar.

Após as instruções, fizemos uma nova fila e cada pessoa já tinha um lugar demarcado para fazer a prova. Sentei de frente com o computador, entreguei minha ficha ao fiscal.

Ele me falou: “Coloca esse código. Clica em iniciar a prova e Boa Sorte”. Veio aquele nervosismo, mas cliquei no botão.

Começou a prova, fui direto para Meteorologia, respondi as 20 questões, ficando em duvida de no máximo duas. Caíram TAF, METAR, GAMET, RAS, RAU e outras mais.

Navegação, foi bem tranquilo, como já tinha a prática, era só usar a lógica. Muita regra de três. Usei o computador para descobrir direção e velocidade do vento. Converter US GAL em Litros e um cálculo de VA, o restante foi mais teoria.

Ai veio à parte embaçada. TV e CT.

TV: caíram Asa, CG, Corda, CL, Dispositivos Hipersustentadores, Arrasto parasita, Hélice, Potência disponível e necessária, Razão de subida e as Estabilidades. Respondi mas fiquei com um pé atrás na matéria.

CT: Fuselagem, Roda, Freios, Sistema Hidráulico, Tempos do motor (ciclo real e teórico), Pistão, Eixo de Manivelas, Cilindro, Mistura, Sistema de Alimentação, Combustões anormais, Hélice e apenas uma questão de Sistema Elétrico. Por já ter voado, CT e TV foram mais fáceis do que imagina.

Agora Regulamentos que fui tão bem, na época de teoria. Foi à matéria que eu menos estudei, acabei indo pior.

Terminado a prova, bastava clicar no botão Encerrar a prova.

Com um medo enorme, cliquei no botão. Aparece um pop-up “Tem certeza que quer encerrar a prova?”.

Cliquei que sim. Apareceu novamente. “Tem certeza que quer encerrar a prova?”. Quase que desisti.

Cliquei novamente em Sim, apareceu o resultado.

  • Teoria de Voo – Aprovado – 18 Questões;
  • Conhecimentos Técnicos – Aprovado – 18 Questões;
  • Navegação – Aprovado – 14 Questões;
  • Meteorologia – Aprovado – 16 Questões;
  • Regulamentos – Reprovado – 13 Questões;

Não escondi a decepção de ter ficado de segunda época por apenas uma questão. É extremamente desapontador.

Pelo menos fui aprovado nas outras quatro. Levantei-me, agradeci e deixei o prédio.

Chegando em casa, abri o site da ANAC e emiti uma nova GRU, agora com apenas uma matéria e o valor de R$ 50,00.

Fiz o pagamento em uma agência do Banco do Brasil, aguardei três dias e voltei à AAC para agendar a prova.

Chegando ao prédio com os documentos em mãos (RG, Comprovante de pagamento e Foto 3×4), peguei uma senha e fiquei aguardando chamarem meu número.

Havia oito pessoas na minha frente, a previsão para as provas eram de 30 dias. No meu caso foram 15 dias por ser segunda época.

Sai com a ficha de inscrição em mãos, só faltava estudar e fazer a prova. Chegando em casa me dei folga de três dias e comecei a estudar Regulamentos.

Enquanto estudava, vinham lembranças do professor explicando a matéria, a didática dele foi muito útil, que apenas com uma leitura superficial e já entendia o assunto.

Continuei fazendo diversos simulados no aplicativo, havia perguntas que não conseguia entender, mas decorava as respostas. São infinitas perguntas, até hoje não caíram bem poucas repetidas nos simulados. Com o tempo, vi minha nota sair de 12 e alcançar os 20 pontos (gabaritei).

Chegou o dia da banca. Ansioso e precisando ser aprovado, até o café da manhã desceu mal. Aquela dor de estomago. Tentei comer algo, mas não adiantava.

Já na Av. Washington Luiz. Entrei numa padaria e pedi um pingado e uma canoa (café com leite e um pão na chapa).

Tomei o café da manhã tranquilo e aproveitei para ler regulamentos.

No final do livro de regulamentos.

(Sendo dessa edição)

Na página 84, tem um resumo em 24 tópicos. 85% da minha prova caíram em cima desse resumo. Faltando meia-hora para começarem a prova, eu li umas duas vezes os resumo. Senti-me preparado. O Prédio ainda estava fechado quando permitiram a passagem apenas daqueles que fariam as provas.

Peguei um crachá na recepção e subi até o segundo andar. Entrei na sala de espera, assinei a lista de presença e fiquei no aguardo. Com todos os alunos presentes, começaram as instruções. São as mesmas citadas no começo do texto.

Resumidamente, é só caneta, calculadora, transferidor, computador de voo e nada mais. Fui o último a entrar na sala e o primeiro a sair. Só portava uma caneta quando entrei na sala, apontaram-me o computador onde iria fazer a prova.

Sentei, confirmei o número de inscrição e iniciei a prova. O cronometro marcava trinta minutos de duração e comecei respondendo as questões.

Caíram algumas questões como códigos do transponder, Sinais visuais, Regras de voo visual, posições criticas, altura e nível de transição, divisão do espaço aéreo e etc.

Terminei as questões, mas deixei sete em branco, eram as que eu tinha duvidas entre duas ou três alternativas. Agora com tempo sobrando, voltei com mais calma para respondê-las.

Todas as outras eu tinha convicção que estavam certas, mas se errasse as sete, seria reprovado e teria que fazer todas as cinco matérias novamente.

Lia a questão, parava, tentava lembrar o professor falando ou algo que li no livro e usando a lógica para diminuir as possibilidades de erro. Assim foi até o termino. Todas as 20 questões respondidas, faltava encerrar a prova 

Respirei fundo e apertei o botão. Apareceu uma janela mostrando que tinha respondi as 20 questões mesmo. Cliquei em encerrar novamente. Apareceu um pop-up: “Tem certeza que deseja encerrar a prova?”

Cliquei e novamente o pop-up. Ultima chance. Tem certeza que deseja encerrar a prova? Apertei o ok. Apareceu o resultado: APROVADO.

Uma leve vibração na hora, o senhor que estava ao lado olhou para mim. Levantei com um sorriso que mordia a orelha e sai da sala. Na recepção do segundo andar, a senhora olhou assustada. “já terminou ?” 

Quinze minutos separaram a ansiedade da euforia. Devolvi o crachá na recepção e voltei para casa.

Agora com a CCT poderei solar e contar a história a vocês em breve.

Boa semana a todos.

Renato Cobel
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