Princípios de inspeção aeronáutica

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Olá amigos , nessa postagem ainda abordaremos mais sobre o funcionamento de uma oficina aeronáutica. Tentarei ser bem objetivo, não adentrando em muitos detalhes técnicos.

As inspeções são exames, visuais e manuais, que servem para determinar a condições de um componente ou da aeronave. Ela pode ser uma simples caminhada em volta do mesmo, feita pelo piloto em comando ou até mesmo um exame detalhado, utilizando-se uma completa desmontagem, e a utilização de complexos auxílios à inspeção.

Um sistema de inspeção consiste de diversos processos, que podem compreender desde reclamações feitas pela tripulação acerca de equipamentos que podem apresentar falhas, ou mesmo inspeções regularmente programadas. Elas servem para deixar a aeronave sempre em boas condições de voo, um bom programa de inspeções periódicas aumentará a vida útil da mesma e posteriormente evitando que ocorram situações de panes e mal funcionamento da mesma.

O tempo dedicado aos períodos de inspeção varia como o modelo do avião e, de acordo com os tipos de operações levadas a termo. As instruções do fabricante do avião e do motor devem ser consultadas ao serem estabelecidos intervalos entre as inspeções. O avião pode ser inspecionado, utilizando as horas de voo como base de programação, ou sob um sistema de calendário.

Neste último caso, a inspeção adequada é executada ao se expirar o prazo correspondente a um número específico de semanas. Em alguns casos, é estabelecido um limite para as horas de voo, compreendidas entre os intervalos das inspeções pelo sistema de calendário.

Inspeções obrigatórias

A ANAC estipula a inspeção de toda aeronave civil a intervalos específicos, dependendo geralmente do tipo de operação que realiza, com a finalidade de comprovar seu estado geral. Alguns aviões devem ser inspecionados de 12 em 12 meses, enquanto que outros são inspecionados a cada 50, 100, 200 horas de voo em média.

Na próxima postagem, abordaremos as técnicas de inspeções realizadas dentro da oficina.

Oscar Lima Alfa.

Álvaro Lemos
Mecânico de manutenção aeronáutica

Renato Cobel
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