Recentemente, o Irã apresentou um avião Stealth de 5ª geração, nomeado de Qaher-313.
Projetado por engenheiros iranianos, o Qaher está hoje entre os aviões de combate mais avançados do mundo, podendo até ser comparado ao soviético PAK-FA T-50. Traduzindo o nome desta aeronave, Qaher-313 significa “Conquistador-313”. No entanto, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse que esta aeronave é parte de um projeto de defesa, e destacou que a potência militar iraniana não tem por objetivo agredir ou dominar outros países.
Mesmo com Ahmadinejad informando que o aparelho já voou “milhares de horas” no começo dos projetos – temendo tamanha capacidade que esta aeronave poderia oferecer, ou por algum outro motivo – acabou sendo divulgado que tal projeto seria falso e não passaria de uma aeronave de brinquedo, subestimando a capacidade iraniana de projetar e manter tal aeronave.
Devido à “simplicidade” da fuselagem, a aeronave aparenta ter um alcance muito curto. Também há a ausência de um bomb-bay, sendo pouco provável que tenha recebido qualquer sistema de armamento e sensores associados a defesa. A asa possui um formato muito estranho, algo a ser discutido. Com relação ao cockpit, nem se fala…
A apresentação oficial mais pareceu um mock-up em escala normal. Porém, se as divulgações vindas de outros meios de informações estiverem erradas e ela realmente tiver realizado “milhares de horas em voo”, o Qaher-313 será um feito da engenharia iraniana.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015