Review – Saitek Yoke System

posted in: Review | 3

Quem tem alguma ‘treta’ com a Aviação não deixa de voar por nada, nem que pendurado na asa daquele Cherokee fretado pelos colegas do curso teórico. Voar nunca tem tempo ruim com gente assim.

Porém, nem sempre o sábado chega e está aquele sol de rachar e um céu totalmente CAVOK. Pode estar aquela chuva que não pára e aquela camada de CB’s estacionada desde o começo da semana, juntamente com aquele frio que racha até a mais resistente tela de asa de Paulistinha.

A solução então é voar, mas virtualmente: Preparar o computador, uma garrafinha de café, umas bolachas recheadas (ou não) e aquela coberta colada na saída de ar da CPU para esquentar os pés.

Mas logo você percebe que não dá para controlar tudo no teclado. Uma hora é capaz de você ter que dar flap no “747 para pousar em SDU” e você acaba acionando os slats, derrubando a aeronave e perdendo mais de 300 ‘vidas’. 

Então, para evitar essa catástrofe virtual, apresentamos o Saitek Yoke System.

Descrição

Como o próprio nome afirma, o Saitek Yoke System é um sistema que engloba um manche equipado com ‘piloto automático’ e comando de ailerons. Já a caixa de manetes contém uma manete de cada: Combustível, hélice e potência, sendo que essa última possui reverso.

Na cor preta, o aparelho, com design universal, se destaca pela qualidade no acabamento e detalhes: A caixa de manetes, por exemplo, possui um comando para trava e suporte para fixação na mesa do computador.

Para conectar o Yoke System, há um Hub USB na parte de trás do aparelho, permitindo ainda a conexão de pedais e painéis independentes da marca e modelo, tornando o aparelho muito mais versátil, e seu voo mais realista. Além disso, há um cronômetro que pode ser utilizado pelo piloto.

Como ajuda ao usuário, o aparelho possui ainda um ângulo de visão (Hat View) com três níveis no quadrante desenvolvido especialmente para que todas as situações dentro e fora do painel sejam visualizadas, oferecendo uma maior perspectiva do voo.

No caso de adaptação nas aeronaves a serem ‘voadas’, a caixa de manetes pode ser adaptada para que o controle da hélice seja facilmente reprogramável para atuarem como spoiler e flaps quando o voo é feito em jatos, independente da fabricante (Boeing, Airbus, Embraer…).

Já na adaptação ao sistema operacional, o Yoke System funciona perfeitamente com o Windows XP (32 e 64 bits), Vista e Seven, necessitando também que o computador possua USB 2.0 ou superior.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=jLzNFynmfmY]

Especificações

  • 14 Botões
  • POV Hat Switch
  • 3 Níveis no quadrante
  • Elevação e aileron no Manche
  • Interface com Windows XP (32 e 64 bits), Vista e Seven
  • Hub USB para conexão com pedais
  • Plug and Play
  • Incluso software de programação

Preço

Bom pessoal, por hoje é só. Até a próxima.

Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes