Ryanair cogita aumentar tamanho das portas de seus aviões para agilizar embarque

posted in: Canal Piloto Reporta | 5

Quem é vidrado na Aviação comercial ou costuma voar com frequência, conhece as companhias low cost/low fare muito bem: Poltronas apertadas, taxas até para despachar malas ou até cobrança por reserva de assentos, tudo isso somado à uma obsessão em tornar as operações eficientes. E isso a companhia irlandesa Ryanair sabe fazer como ninguém.

A empresa é uma das mais polêmicas empresas aéreas do setor, já que, dependendo do momento, adota algumas medidas totalmente imprevisíveis. E segunda-feira (30), anunciou que pretende aumentar o tamanho das portas dos aviões para agilizar o embarque de passageiros, para economizar em tempo e aumentar o número de voos.

De acordo com a Ryanair, uma empresa chinesa já trabalha no projeto, com o objetivo de criar aeronaves com portas maiores, que possibilitariam a entrada de mais de um passageiro por vez.

Algumas medidas que a companhia anuncia tem totalmente fundamento como essa, porém, algumas outras não, e chegam a desrespeitar suas concorrentes e até mesmo seus funcionários. Com o objetivo de reduzir o peso das aeronaves, a Ryanair já cogitou pedir para que as aeromoças percam peso, por exemplo.

A Ryanair já reduziu o tamanho da revista de bordo e a diminuição na quantidade de gelo nas bebidas dos passageiros, para economizar peso em seus aviões. A empresa aérea tem um calendário com funcionárias em poses sensuais e já teve problemas na Justiça por causa de anúncios polêmicos, como transformar seus aviões em ônibus, venda de passagens mais baratas para passageiros em pé, ou ‘vender’ pornografia a bordo através de um aplicativo para Ipads.

Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes