Nessa sexta-feira (6), o avião elétrico Solar Impulse decolou de Rabat, Marrocos, pilotado por Bertrand Piccard. Como parte da viagem, o avião ecologicamente correto fará uma escala em Madri, Espanha, até chegar à Suíça, de onde partiu originalmente.
A primeira etapa dessa viagem começou no dia 24 de maio, na cidade suíça de Payerne, terminando no dia 22 de junho, quando a aeronave chegou a Uarzazate, no Marrocos, fazendo escalas em Madri, Espanha, e no dia 5 de junho em Rabat, Marrocos.
A principal característica da aeronave é a sua capacidade de converter a luz solar em eletricidade, não poluindo a atmosfera. Aproximadamente 12 mil células fotoelétricas cobrem sua enorme asa, que possui uma envergadura de quase 80 metros. Quatro motores elétricos, com potência de 10 cavalos cada impulsionam o avião ecologicamente correto, que também exige uma estrutura de fibra de carbono.O avião em si usa a mesma propriedade de um planador, asas longas e fuselagem estreita, permitindo o uso de motores de baixa potência.
Por Antonio Ribeiro