Suspeitos de fabricar balões são presos em São Paulo (SP)

posted in: Canal Piloto Reporta | 2

No mínimo quatro balões de grandes proporções foram soltos no céu da cidade de São Paulo (SP) nessa terça~feira (20), sendo que a maioria foi na Zona Norte da cidade.

A polícia deteve quatro suspeitos de fabricar as estruturas. A pena prevista para quem fabrica, solta, transporta ou vende balões vai de 1 a 3 anos de detenção.

Um dos balões soltos foi visto na Favela do Moinho, no Centro da cidade. O balão foi recolhido pelos moradores. Primeiro, eles tiraram a tocha, depois a armação. Ainda assim, o balão, cheio de ar, voltou a voar. Ninguém foi detido.

Um outro voava próximo a uma aeronave que deveria pousar em Guarulhos (SP). E um terceiro se incendiou quando caiu na Avenida Imirim – ele se enroscou na fiação elétrica e logo chegaram baloeiros para recuperar o que sobrou.

No bairro da Parada Inglesa, a bandeira que vem presa ao balão encobriu quase totalmente o telhado de uma casa. Os baloeiros chegaram ao mesmo tempo, de moto. Um grupo invadiu o terreno para recuperar o material.

Quando passavam de carro na contramão, quatro suspeitos foram detidos. Todos foram levados para uma delegacia no bairro da Água Fria, e foram apreendidos com os suspeitos um maçarico, varetas e uma camiseta que seria de um grupo de baloeiros, segundo a polícia.

Como não houve nenhum flagrante, os homens foram liberados sem pagar fiança. A polícia irá investigar se foram eles quem fabricaram e soltaram um dos balões.

Nesse ano, até agora já foram 74 ocorrências envolvendo balões no estado de São Paulo que provocaram incêndio. Todas elas sem vítimas. No ano passado, foram 97 incêndios causados por balões.

Para evitar quaisquer acidentes com balões, é preciso denunciar os baloeiros através do Disque-Denúncia no 181.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Fernando Santos
Renato Cobel
Redes