Nessa segunda-feira (17), a TAM Linhas Aéreas e a LAN Airlines assinaram juntamente com a American Airlines acordos de compartilhamento de voos, o que deverá aumentar as opções de destino para a América do Norte.
Os acordos ocorrem no momento que a LATAM Holdings, dona das companhias latino americanas, deve decidir sobre a aliança global de companhias que deverá optar (oneworld, SkyTeam ou Star Alliance).
Enquanto a TAM é associada à Star Alliance, aLAN pertence à oneworld. Porém, a diferença de alianças não poderá se estender por mais de um ano, segundo a condição imposta por um regulador anti-monopólio para aprovar a fusão.
A LATAM avalia suas opções, considerando por exemplo o nível de conexões que tem o grupo após a fusão de Junho, os novos centros de operações que planeja abrir e o fluxo de passageiros que poderia capturar para novos mercados.
Em meados de 2013, o grupo afirmou que poderia anunciar a aliança pela qual optará, ou se assinaria mais acordos de compartilhamento de voos com outras empresas.
A American Airlines faz parte da aliança ao oneworld, e poderá oferecer aos passageiros provenientes da Colômbia e do Brasil mais de 40 opções de viagem para os Estados Unidos e para o Canadá.
Um comunicado da brasileira afirmou que o acordo ainda depende das aprovações do Departamento de Transporte dos Estados Unidos, da ANAC e do CADE, e que a autorização deve sair em até onze meses:
“Quando o acordo com a American Airlines for aprovado, poderemos aumentar e diversificar as opções de voos na América do Norte, região que recebe um intenso fluxo de turistas e de viajantes a negócios todos os anos”, afirmou Marco Antonio Bologna, presidente da TAM.
Na LAN Airlines, os passageiros poderão se conectar de forma direta de Bogotá a Miami: “Este acordo fortalecerá a posição da empresa na América do Norte, além de oferecer mais opções aos passageiros”, disse Hernán Pasman, diretor-executivo da LAN Colômbia.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução