Nessa segunda-feira (14), a ANAC afirmou que um ofício foi enviado à Tam, para que a companhia preste esclarecimentos sobre as falhas no sistema de check-in ocorridas na manhã dessa segunda. A empresa também terá que comprovar, em até 10 dias, se prestou assistência aos passageiros afetados pelos atrasos de voos.
“O sistema Amadeus apresentou problemas nesta manhã, afetando todas as companhias que utilizam o sistema no mundo. Por essa razão, o procedimento de check-in teve que ser realizado manualmente pela TAM, o que demanda mais tempo e ocasiona filas nos saguões dos aeroportos afetados”, explicava a nota divulgada pela agência.
A ANAC informou ainda que usa o sistema de monitoramento de atrasos e cancelamentos de voos para observar o desempenho operacional da Tam e de outras empresas, além do eventual comprometimento da malha aérea.
O descumprimento da Resolução 141, que trata do atendimento de passageiros prejudicados por atrasos e cancelamentos de voos, pode gerar uma multa que varia entre R$ 4 mil a R$ 10 mil por pessoa.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Hector Montes de Oca/Airliners.Net