Tam reduz número de comissários em 32% de seus voos

posted in: Canal Piloto Reporta | 2

Seguindo uma nova tendência mundial para cortar custos, a Tam reduziu de quatro para três o número de comissários em suas aeronaves Airbus A319, a exemplo da Gol com o seu Boeing 737-700. Mas de acordo com a empresa, apesar da mudança, não haverá cortes de funcionários, e os passageiros não serão prejudicados.

“Os comissários que foram realocados nessa operação estão sendo absorvidos pela chegada de mais aeronaves e também pelo início, em breve, de novos voos”, disse a empresa em uma nota. Vale lembrar que no segundo trimestre deste ano, a Tam registrou um prejuízo de quase R$ 1 bilhão.

As normas nacionais e internacionais de segurança consideram válidas a proporção de um comissário para cada 50 assentos. As aeronaves modelo A319 da TAM contam com 144 assentos e, atualmente, representam cerca de 20% da frota total da TAM, mas respondem por 32% de seus voos, incluindo a Ponte Aérea e todos os voos com origem ou destino no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

De acordo com a companhia, esta nova configuração é uma prática comum no mercado de aviação comercial mundial e homologada pela ANAC. “A mudança não interfere no nível de serviço e segurança praticados pela companhia e proporciona maior eficiência e rentabilidade às operações”.

A Gol anunciou em Junho deste ano que, entre janeiro e dezembro, estimava reduzir cerca de 2.500 postos de trabalho. De acordo com a empresa, a redução seria composta por cortes, congelamento de vagas e não reposição do ‘turnover’ (rotatividade) natural, o que evitaria mais gastos por parte de aumento de salários.

Logo logo vai ser norma de todas as empresas a cobrança pelo lanche e pela bagagem despachada.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Edinei Ribeiro 

Renato Cobel
Redes