Taxa de ocupação sobe em Novembro, aponta ABEAR

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nessa segunda-feira (17), a ABEAR divulgou os dados de tráfego referentes ao mês de Novembro, como fatias de mercado, passageiros-quilômetro e taxas de ocupação.

No total, foram transportados 6.363.229 passageiros, produzindo 9,29 bilhões de assentos-quilômetros (ASK), demandando 7,09 bilhões de passageiros-quilômetros pagos (RPK). Com isso, a taxa de ocupação média foi elevada em 2,55% em relação ao ano passado, passando de 73,73% para 76,28% em Novembro:

“Esses números já refletem o momento em que o setor aéreo vive atualmente. As empresas estão revendo suas estratégias para melhorar a taxa de ocupação de seus voos e, com isso, aumentar sua rentabilidade e tentar manter os preços das passagens, sem repassar para os consumidores as dificuldades enfrentadas pelas empresas durante este ano”, explica Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.

No mês passado, já foi possível sentir uma queda de 3,14% na queda de assentos oferecidos pela TAM, quando comparado ao mesmo período do ano passado, assim como na Trip, que retraiu em 6% na sua oferta.

Já a Azul manteve um equilíbrio, registrando um aumento de 0,15% na oferta, assim como a Avianca, que ofereceu 4,29% mais poltronas do que em Outubro passado. Os dados de Gol e Webjet foram consolidados, representando uma expansão na oferta da Gol em 2,75%, tendo no total um incremento da demanda de 1,96%.

Porém, a demanda total diminuiu: Respectivamente, Avianca, Azul e Tam tiveram um aumento de 5,00%, 3,70% e 2,51% na procura de seus serviços, sendo que a Trip teve uma redução de 1,02%.

Em números de participação de mercado na demanda, a Avianca alcançou 6,43%; a Azul, 9,97%; a Gol, 35,63%; a TAM, 43,36% e a Trip, 4,61%. Em aproveitamento de voos a Avianca continua líder, com 82,75% dos assentos ocupados.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Alexandre Sales

Renato Cobel
Redes