Olá leitores do Canal Piloto! Voltamos hoje com a nossa coluna Teorias Rotativas após um período de ausência devido a algumas atividades particulares e mudanças (inclusive de endereço residencial deste que vos escreve). Além disso, a coluna de hoje é especial pois é a primeira que escrevo após meu check de PCH. A partir de hoje a coluna deve voltar a ter a regularidade normal de publicação (quinzenal).
Essa é a nossa 5ª coluna sobre teoria de vôo para asas rotativas e falaremos sobre os eixos de movimentação de um helicóptero, que são:
- Eixo Vertical: é o eixo que passa “de baixo para cima”, em torno do qual são realizados os movimentos de guinada (girar à direita e esquerda); é responsável pela estabilidade direcional.
- Eixo longitudinal: é o eixo que atravessa toda a aeronave “do nariz à cauda”, em torno do qual ocorrem os movimentos de rolagem (“tombamento para esquerda ou para direita”); responsável pela estabilidade lateral.
- Eixo lateral: é o eixo que atravessa “de lado” a aeronave, em torno do qual ocorrem os movimentos de arfagem (ou tangagem – são sinônimos). Especificamente: se a aeronave inclina o nariz para baixo diz-se que está em atitude “picada”, e quando está inclinando o nariz para cima diz-se em atitude “cabrada”; relacionado à estabilidade longitudinal;
Esses três eixos se encontram em um único ponto da aeronave denominado centro de gravidade.
Os eixos de movimentação de uma aeronave.
Domínio Público, adaptado de https://en.wikipedia.org/wiki/File:Rollpitchyawplain.png
Arfagem |
Rolamento |
Guinada |
Os movimentos de uma aeronave.
Domínio público, extraído de https://en.wikipedia.org/wiki/Flight_dynamics_(fixed-wing_aircraft)
É importante para as provas da ANAC notar a diferença entre eixo e plano de estabilidade. Como citado acima, o eixo lateral relaciona-se com a estabilidade longitudinal, não com a estabilidade lateral! Isso é fácil de se confundir em provas. Reveja os três eixos e estabilidades citados, notando apenas como exceção que não se fala “estabilidade vertical” mas sim estabilidade direcional.
O helicóptero possui todos os movimentos de um avião, além claro da capacidade de manter o vôo pairado e também ascensão ou descida na vertical.
Os movimentos em torno dos eixos vertical, longitudinal e lateral de um helicóptero.
Adaptado de http://bagera3005.deviantart.com/art/Hughes-MH-6-Little-Bird-102971708
Pode parecer estranho quando se escuta que um helicóptero possui auto piloto de 4 eixos. Ora, se existem apenas 3 eixos como pode existir um auto piloto de 4 eixos? A resposta é simples: você se movimenta sim em 3 eixos, mas lembre-se que você também tem uma potência a controlar! Helicópteros com auto piloto de 3 eixos podem cuidar do cíclico (eixos longitudinal e lateral) e pedais (eixo vertical). Os auto pilotos de 4 eixos cuidam dos eixos citados e ainda do coletivo/manete de potência, e daí veio o nome “auto piloto de 4 eixos” (que realmente não é um nome muito preciso). Aeronaves como o Ka-32 e o AW-149 possuem auto piloto de 4 eixos e são capazes até mesmo de pairar sem interferência do piloto.
Vamos ver como a ANAC pode cobrar esse assunto nas provas:
1 – O movimento de “rolamento” e de “guinada” de uma aeronave são efetuados, respectivamente, em torno dos eixos:
a) Lateral e longitudinal; b) Longitudinal e direcional; c) Vertical e longitudinal; d) Longitudinal e vertical;2 – A estabilidade direcional se dá através do eixo:
a) Lateral
b) Vertical
c) Longitudinal
d) Diagonal
3 – “Picar” e “cabrar” o helicóptero significam atitudes de nariz:
a) Alto e baixo
b) Alto e alto
c) Baixo e baixo
d) Baixo e alto
4 – Arfagem é realizada em torno do eixo ________, que por sua vez é responsável pela estabilidade _______.
a) Longitudinal; vertical;
b) Vertical; direcional;
c) Lateral; longitudinal;
d) Direcional; lateral
5 – O centro de gravidade é o ponto:
a) Que deve estar à frente da aeronave para que esta ganhe tração;
b) Equivalente à linha datum, no peso e balanceamento;
c) Em que se encontram a corda e a linha de curvatura média de um perfil assimétrico;
d) Em que se encontram os eixos lateral, longitudinal e vertical de uma aeronave;
Respostas: 1d, 2b, 3d, 4c, 5d.
A coluna de hoje termina por aqui, espero que tenham gostado.
Um grande abraço e bons vôos!
Renan Montebelo
renanpolo@gmail.com