Olá leitores do Canal Piloto!
Hoje escrevo novamente a coluna em clima de comemoração, agora pelo meu check de INVH! Mas sem mais delongas, vamos ao assunto de nossa 6ª coluna: os eixos de movimentação das pás dos helicópteros! Mas não confunda: na nossa última coluna vimos quais são os eixos de movimentação do helicóptero como um todo, e hoje veremos especificamente das pás! Sendo fácil de confundir os assuntos, recomendo que o candidato à prova da ANAC não procure decorar, mas sim compreender os conceitos. Então vamos lá:
- Eixo longitudinal: é o eixo que atravessa toda a pá da raiz à ponta e em torno do qual é realizado o movimento de mudança de passo. Esse movimento é o maior responsável pelas mudanças no ângulo de ataque das pás e, consequentemente, pelo controle da sustentação e arrasto gerados pelas mesmas. Todo helicóptero tem mecanismos que permitem esse movimento, que é controlado pelo piloto usando o coletivo e o cíclico simultaneamente.
Arquivo Pessoal – Licença Creative Commons
- Eixo lateral (ou transversal): é o eixo que atravessa a pá na altura da raiz, “de lado”. Os rotores de tipos semi-rígido e articulado possuem mecanismos que permitem o livre batimento das pás para cima ou para baixo (na vertical, portanto) em torno do eixo lateral, e assim corrigem o problema da dissimetria de sustentação (será explicado em detalhes em outra coluna). Não há comandos que controlem os movimentos nesse eixo, portanto o livre batimento independe da ação do piloto e são realizados por forças aerodinâmicas.
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- Eixo vertical: é o eixo que atravessa a pá “de cima para baixo”, próximo à raiz. Em torno desse eixo são realizados os movimentos de avanço e recuo que são pequenas acelerações ou desacelerações que as pás realizam em relação ao mastro. Somente os rotores do tipo articulados possuem mecanismos que permitem o avança e o recuo. Esse movimento também independe da ação do piloto, sendo realizado devido às forças do efeito Coriolis (será detalhado em coluna futura).
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Resumo
Eixo da pá |
Movimento |
Causa |
Resultado |
Longitudinal |
Mudança de passo |
Coletivo e Cíclico |
Mudança do ângulo de ataque; controle da atitude de cabine e de altitude; |
Lateral ou transversal |
Livre batimento |
Efeitos aerodinâmicos |
Correção da dissimetria de sustentação; |
Vertical |
Avanço e recuo |
Efeito Coriolis |
Maior durabilidade dos componentes das pás; pode causar ressonância com o solo; |
A coluna de hoje termina por aqui. Na próxima coluna entraremos em detalhes em cada um dos comandos do helicóptero: coletivo, manete, cíclico e pedais.
Um grande abraço e bons vôos,
Renan Montebelo
renanpolo@gmail.com