Teste de aeronave hipersônica não-tripulada dos Estados Unidos falha

posted in: Canal Piloto Reporta | 2

Como todos sabem, os Estados Unidos sempre são pioneiros em novas tecnologias militares. Agora, a meta dos engenheiros e projetistas americanos é criar um novo tipo de míssil supersônico, usando como plataforma de testes um protótipo de jato hipersônico.

 

O novo veículo já estaria em desenvolvimento há algum tempo, e seu primeiro teste foi feito hoje (15). Porém, o teste da aeronave, que deveria voar a uma velocidade Mach 6 (ou aproximadamente 7.400 km/h), deu errado, de acordo com a USAF. 

O avião não-tripulado e “sem asas” foi batizado de X-51A Waverider e foi lançado de um bombardeiro Boeing B-52H Stratofortress sobre o Oceano Pacífico. A USAF afirmou que houve uma falha no sistema de controle do modelo, que foi detectada apenas pouco depois do lançamento.

De acordo com algumas informações, a aeronave caiu no Pacífico após o problema. Um relatório detalhado será divulgado em algumas semanas.

Como de costume sempre é feita a comparação: Um avião comercial capaz de voar em Mach 6 poderia ir de Londres à Nova York em menos de uma hora; mas o objetivo dos testes do Departamento de Defesa americano é desenvolver uma nova geração de mísseis super rápidos, que por sua vez, em muitos anos, poderiam servir de base para aeronaves tripuladas, mas afirmar desde já que essa tecnologia tem como foco a evolução da aviação comercial ainda é um pouco precipitado de se dizer.

Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes