Trip 5236

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Olá pessoal.

Infelizmente não postamos  a matéria de hoje que falaríamos sobre o TBO em motores aeronáuticos. Tivemos a famosa inspeção anual da ANAC e ficamos impossibilitados de trabalhar nas aeronaves e motores aqui na oficina, porém, quero falar um pouco sobre a aeronave ATR 72-500, na qual fiz meu voo de SBQV (Vitória da Conquista – BA) com destino a SBCF (Confins-MG). Esse voo é operado pela Trip Linhas Aéreas, empresa regional que tem crescido bastante no cenário nacional.

A TRIP

Em 2012, Azul e Trip anunciaram sua fusão para tornar-se a terceira maior companhia aérea e uma das mais competitivas do Brasil. Juntas, as companhias aéreas atendem todas as regiões brasileiras com aproximadamente 840 vôos diários.

A TRIP Linhas Aéreas S.A. tornou-se maior companhia aérea de segmento regional da América Latina em pouquíssimo tempo. Fundada em 1998, foi controlada inicialmente de forma igualitária pelos Grupos Caprioli e Águia Branca, cujas tradições e histórias fazem parte do transporte de passageiros no Brasil.

Em pouco mais de dez anos de fundação, em 2009 a Trip chegou a atender aproximadamente 80 cidades brasileiras com voos regulares. Ao todo, conta com 58 aeronaves de quatro modelos: 17 ATR-42, 20 ATR-72, 9 aeronaves Embraer 175 e 12 Embraer 190. Dentre as rotas de maior sucesso estão Natal (RN) e Fernando de Noronha (PE).

(Fonte: Azul)

A compra da passagem

Essa foi a parte que mais me deu dor de cabeça, pois eu havia comprando uma passagem anteriormente com destino a Goiânia. Errei na a data na hora da compra, e tendo efetuado o pagamento verifiquei que havia colocado a data para um mês a frente do planejado. Liguei para o call Center da Azul e eles me disseram que eu deveria pagar uma multa de 150,00 R$. Resolvi não me estressar e nem quis mexer com isso, deixando a passagem para a data em que foi marcada; um tremendo prejuízo e ainda não o que falarei a respeito.

A Azul Linhas Aéreas tem um bom serviço de atendimento ao cliente, onde ele pode tirar suas duvidas ( que são devidamente esclarecidas), como o mesmo pode, também, abrir o chat e conversar on line com atendente.   E comprando a passagem direta do site, ficamos livres de uma tarifa de 30,00 R$, porém comprada do guichê ou agências de turismos, pagamos essa bendita. Optei por comprar na agencia de turismo, por conta do bom atendimento da mesma.

Check-in on line

O check-in on line facilita a vida de quem não está muito a fim de chegar cedo para o embarque. No aeroporto, o procedimento foi rápido e tranqüilo, minha bagagem parecia imensa, porém, só pesava 18 kg. A Azul realmente é uma empresa que trabalha com agilidade.  A parte chata foi ter que tirar os sapatos e o cinto, coisas da INFRAERO…

O embarque

Nada de novidade, tirando a simpatia e  beleza das comissárias. Para mim é a melhor parte da viagem, realmente elas tornam ainda mais felizes nossos momentos dentro da aeronave. As comissárias devem tomar algum curso pra nos deixarem hipnotizados e centrados em tudo quanto elas nos falam.

A Azul tem um serviço simples de bordo, e no meu caso não fez muita diferença por se tratar de uma viagem curta. Comi apenas uns biscoitos e tomei uma água mineral, com muito gelo, pois estava morrendo de sede.

A aeronave

Essa é parte mais interessante para os amantes da aviação, sim, falaremos sobre o ATR 72. Particularmente eu sou fã das aeronaves turboélices por seu desempenho, economia, e por serem aeronaves versáteis que podem pousar em quase todas as situações. Além de ser bem mais baratas em questão de manutenção periódica, o que faz baratear a tarifação.

ATR-42-200/300/400/500/600.

Em 1981 a Avions de Transporte Regional, mais conhecida como ATR, foi criada. A empresa foi formada a partir de duas fabricantes européias, a Aerospatiale (da França) e Alenia Aeronáutica (da Itália). Os principais centros da ATR estão em Nápoles e Toulouse.

O ATR42 foi o primeiro avião da fabricante. Ele foi anunciado em Outubro de 1981 e entrou em operação comercial em Dezembro de 1985, pela Air Littoral. A primeira versão ficou conhecida como ATR-42-200, mas foi usada somente para testes. A versão inicial para venda ficou conhecida como ATR-42-300 e foi fabricada até 1996. O ATR-42-400 também é conhecido como ATR 42 “Surveyor” e possui seis pás de hélices.

Em 1996 foi lançada a versão ATR-42-500, que substituiu todas as outras. A nova versão possuía melhorias aerodinâmicas e estruturais. Além dos novos motores mais potentes, que aumentaram a velocidade de cruzeiro, a capacidade de carga e o alcance da aeronave.

Em 2 de Outubro de 2007 a ATR anunciou uma nova versão para as suas aeronaves, conhecida com “series 600”. O ATR-42-600 incorporará avanços tecnológicos como novos motores, telas de LCD, EFIS, entre outros. O primeiro ATR-42-600 voou em 4 de Março de 2010.

Operadoras no Brasil: Total, Atlântico (extinta), Passaredo, Trip, Pantanal

Origem: França / Itália
Produzido: 1985                                                                                                                              
Comprimento: 22,67 m
Envergadura: 24,57 m
Altura: 7,59 m
Peso da aeronave: 16,7 toneladas
Peso máximo decolagem/pouso: 18 toneladas
Capacidade de combustível: 3,6 mil litros
Motores: 2x Pratt & Whitney Canada PW120 ou PW121 ou  PW127E.
Velocidade de cruzeiro: 556 km/h
Altitude de Cruzeiro: 7,6 km (24,9 mil ft)
Pista mínima para decolagem: 1,16 km
Alcance: 1611 km
Passageiros: 40 à 50
Tripulação: 3
Primeiro vôo: 1984
Concorrentes: Dash 8, CRJ-200, ERJ-145, Fokker 27, Fokker 50
Companhia Lançadora : Air Littoral

ATR-72-100/200/500/600

O ATR-72 é uma versão alongada do ATR-42. O ATR72 foi lançado em Janeiro de 1986 com 4,5 metros mais longo que o ATR42, motores mais potentes e maior capacidade de combustível. Em 27 de Outubro de 1988, o ATR-72 voou comercialmente pela primeira vez nas cores da Finnair.

A primeira versão ficou conhecida como ATR-72-100, mas essa versão foi usada somente para vôos de testes. A segunda versão, ATR-72-200, foi a versão para vendas.

Em 1997 a versão ATR-72-500 foi certificada para voar comercialmente. A versão substituiu a versão anterior e possuía um novo motor, com seis pás de hélices, e maior capacidade de carga.

Uma versão alongada do ATR-72 foi cogitava. Ela se chamaria ATR-82 e teria capacidade para até 80 passageiros. Porém esse projeto foi descartado pela fabricante.

Em 2 de Outubro de 2007 a ATR anunciou uma nova versão para as suas aeronaves, conhecida com “series 600”. O ATR-72-600 incorporará avanços tecnológicos como novos motores, telas de LCD, EFIS, entre outros.

Origem: França / Itália
Produzido: 1989 – hoje
Comprimento:
27,17 m
Envergadura: 27,05 m
Altura: 7,65 m
Peso da aeronave: 20,8 toneladas
Peso máximo decolagem/pouso: 22 toneladas
Capacidade de combustível: 4 mil litros
Motores: 2x Pratt & Whitney Canada PW124B ou PW127(M ou F).
Velocidade de cruzeiro: 507 km/h / 511 km/h (600)
Altitude de Cruzeiro: 7,62 km (25 mil ft)
Pista mínima para decolagem: 1,16 km
Alcance: 1650 km / 1665 km (600)
Passageiros: 62 à 74
Tripulação: 4
Primeiro vôo: 1988
Concorrentes : Dash 8, CRJ-700, E-170, Fokker 70
Companhia Lançadora: Finnair
 (Fonte: Aviação Comercial)

Houve um atraso no acionamento dos motores por conta de um problema nos rádios da aeronave, problema sanado, pedido de desculpas por conta do Cmte, tudo pronto para o táxi.

A aeronave não decolou com full flaps, e a decolagem foi tranquila. A aeronave não fez o circuito padrão, sendo apenas feita uma curva pela direita em direção a Belo Horizonte. Sem muitas novidades, os contras foram os ruídos, e as poltronas que achei um pouco desconfortáveis para uma aeronave do tipo.

Não havia revistas, ou qualquer coisa que pudesse distrair durante o voo. Fui escutando musica no meu Ipod, e tirando algumas poucas fotos, já que o tempo estava com nebulosidades durante a maioria do trajeto, só melhorando e ficando estável em Confins.

Foi um voo tranqüilo, a aeronave permaneceu estável, sem turbulências, chegando dentro do horário previsto. Minha ressalva é quanto ao pouso do ATR, e fica minha opinião a respeito.

Ao tocar o solo de Confins, coisa rápida, senti o trem de pouso bater meio seco. Já voei em inúmeras aeronaves e confesso que nunca estive tão tenso. Acho o trem de pouso meio baixo, e no meu ponto de vista a Atr deveria rever seus projetos nesta questão.

A aviação civil tem crescido consideravelmente no Brasil, e nós usuários dela, temos visto o quanto às empresas tem se comprometido a melhorar a qualidade dos seus serviços aos centros menores e longe das capitais. A fusão da Azul e a Trip veio para melhorar as condições de horários, como também, veio suprir as necessidades dos usuários que dependem de agilidade, pontualidade, custo-beneficio e acima de tudo, serem bem tratados pela empresa.

Grande abraço, e até a próxima.

Álvaro Lemos

Manutenção de Aeronaves

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Renato Cobel
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