O Centro de Engenharia de Conforto (CEC), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), situado na capital paulista, sempre costuma fazer pesquisas com vários temas diferentes, e um deles é o conforto para quem viaja de avião.
Em mais uma de suas pesquisas, o CEC busca mil voluntários para participar desse estudo. A preferência é dada para quem é habituado a viagens aéreas, mas quem quiser se inscrever nessa pesquisa precisa se inscrever pela página do projeto ou mandar um email para conforto@usp.br. Lembrando que, para participar, o candidato precisa ter 18 anos 0u mais.
Com 300 metros quadrados, o laboratório usado pela Universidade reproduz uma sala de embarque de um aeroporto, juntamente com um finger (ponte telescópica de embarque) que dá acesso ao avião. A parte usada para simular um avião de passageiros normal possui 30 assentos, e é instalada dentro de uma câmara de pressão, que reproduz as condições normais de um voo, como pressurização.
Não há o que discutir em relação à intenção do projeto ou ao valor em que ele pesquisa. Mas seria muito bom que companhias aéreas, órgãos governamentais e até mesmo as fabricantes de aviões levassem em conta os dados dessa e de outras pesquisas na hora de projetar novas aeronaves ou na reformulação de interiores de velhos aviões.
Por Antonio Ribeiro