Voe Tranquilo

voe_tranquilo_canal_piloto

Leigos ou não, nenhum de nós gosta de pensar na ideia de um acidente aeronáutico. Na realidade, eu poderia dizer que isso é o pior da aviação, o ponto fraco que ainda a impede de crescer mais, e limita algumas atividades. Mas como impede de crescer? Pelo preconceito que algumas pessoas têm sobre o voo, formam-se opiniões por meio de fontes imprecisas, e repassam-se teorias que não correspondem à realidade de hoje da aviação. Estamos carecas de saber que o voo, feito sob condições corretas, é o transporte mais seguro que existe e ainda não há contestação disso.

Por que os aviões caem? Por que eles correm riscos! Sim, a ponte aérea que você pega no fim do dia, ou o voo curto entre sua cidade e São Paulo, está exposto a riscos sempre. Lidar com esses riscos é o que nós da aviação fazemos há mais de 100 anos. Lidamos de modo a não somente não aceitar, mas sim criar barreiras para falhas, com treinamento intensivo e contínuo, padrões internacionais e fiscalização por parte de órgãos reguladores.

Ninguém em sã consciência decola uma aeronave esperando passar por uma uma pane, e talvez, se livrar dela de alguma forma. Você jamais verá um piloto responsável tomando essa decisão. Quem dirá então uma empresa aérea, onde o consenso da realização do voo passa por dezenas de pessoas, até chega ao aval do comandante em si. Desse modo, uma aeronave comercial de linha aérea está em uma zona muito mais segura do que qualquer outro tipo de voo. Lembrando, no entanto, que uma zona segura jamais será uma zona livre de riscos, mas sim, com todos eles controlados ao máximo possível.

Se eu pudesse dar somente uma dica para as pessoas que têm medo de voar em função de acidentes no passado com grandes companhias, seria apenas a de observar. Sim, observe a conjuntura atual da aviação civil mundial, onde dezenas de milhares de aeronaves decolam a cada segundo ao redor do mundo, e mesmo assim percebemos uma ocorrência ínfima de acidentes. Observe também as causas reais e não as julgue de forma geral, achando por exemplo que todo acidente é erro do piloto ou por que “o motor parou”. E por último, observe o avanço da aviação. Estamos voando há mais de 100 anos e temos, desde então, a forma mais eficiente e segura de se transportar pessoas. E como se isso já não fosse o suficiente, a aviação avança em segurança e tecnologia a cada minuto. Dessa forma, hoje é 10 vezes mais seguro de voar do que ontem.

Como disse anteriormente, os acidentes acontecem e sempre vão continuar ocorrendo, preciso lhe dar essa má notícia. A aviação é uma atividade totalmente dependente das reações e julgamentos humanos, ao contrário de outras profissões. Mas a boa notícia é que tudo está a seu favor hoje: o tempo, a experiência e a tecnologia. Não se deixe levar por uma pergunta mal respondida, ou por uma notícia falsa. Voe tranquilo e ciente de que a própria aviação trabalha todos os dias para minimizar, cada vez mais, qualquer tipo de risco.

Eduardo Mateus Nobrega
Redes
Latest posts by Eduardo Mateus Nobrega (see all)