Webjet 5802

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Webjet 5802 – Da ansiedade à raiva em um piscar de olhos

Seja bem vindo a esse Flight Report, de Guarulhos a Brasília, ida e volta, em véspera de feriado. Descubra como é voar na “nova” Webjet Linhas Aéreas Econômicas, e a uma avaliação indireta de uma possível realidade durante a Copa do Mundo de 2014. Embarque conosco nessa jornada!

Em novembro, estava eu mais uma vez vagando pela net, quando resolvo ver preços de passagem para a páscoa, pois costuma sair mais barato com antecedência. Dito e feito, São Paulo-Brasília, com escala em Confins, por 180 reais já com taxa, sendo ida e volta. Dei sorte na hora, quando comprei o voo. Mas nunca poderia imaginar que o buraco era mais embaixo. Descubra o motivo nas próximas linhas.

Como era a época pré-administração Gol, achei que seria mesmo esse voo, e que nada iria mudar, seja a aeronave, seja quem de fato operaria o voo ou até mesmo o itinerário.

Passagem comprada, chegamos ao mês de março. Precisamente no dia 06/03, recebo uma ligação, do nada confirmando minha reserva no voo sem escala. Como não estava em casa, minha avó atende (sim, eu moro com ela…) e sem saber ou imaginar de nada, reconfirma o novo voo.

Até aí tudo bem, mas quando tentei remarcar para outro voo que tivesse escala, o único que tinha fazia escala em SBRJ. Duas tentativas de ligação, sendo que na primeira, a ligação caiu, e na segunda, não esperei nem 10 segundos após aquela mensagem de “sua ligação será transferida com agilidade”.

Solicitando a reserva para esse referido voo, com escala na Cidade Maravilhosa, fui eu “atendido” com rapidez, mas o atendente não me passou o protocolo. Este me avisou para esperar um email de confirmação, e que eu não iria pagar nenhuma taxa além da passagem, já paga.

Para variar, nada de receber esse bendito email. Nova ligação para o Call Center da Verdinha. Como não tinha protocolo, expliquei pacientemente a situação para a atendente, que disse calmamente:

-Ah, senhor, me desculpe. O senhor não poderá ser remarcado para o voo das 11 e 30 da manhã. Como o seu voo antigo partiria às 06h15min da manhã e ele não existe mais, o senhor poderia ser acomodado em um voo com no máximo 4 horas de horário de partida após seu antigo voo.

-Filha, eu preciso desse voo às 11h20min, pois não tenho ninguém para me levar ao aeroporto nesse horário – Inventei, pois se ainda existia o voo para o RJ, poderia voar mais uns minutos, e com uma escala de graça. O que um apaixonado por voar não faz…

-Lamento senhor, mas se eu colocá-lo nesse voo as 11 e 30, a companhia leva uma multa da ANAC e eu sou demitida, pois somos obrigados a reacomodar o passageiro em um voo com no máximo de partida 4h após o voo cancelado. Lamento, mas estou apenas cumprindo ordens.

Do meu ponto de vista, a atendente está lembrando o slogan da companhia (Linhas Aéreas Econômicas), mas está deixando de atender uma solicitação do cliente. O que eu não entendi é que o antigo voo de volta (também com escala em SBCF) partiria às 15h15min de Brasília, e me reacomodaram no voo que sai de SBBR às 20h15min. Onde está a lógica?

Aproveitando a ligação, solicitei um assento no início do avião, para tentar conseguir bater um papo com o comandante, e promover o próprio CP. Mas isso eu só conseguirei se for o primeiro a embarcar na aeronave. Como já fiz esse voo no ano passado e dei um passeio de bonde entre o “terminal” da Espelunca Internacional de Guarulhos e o PR-WJG (que me conduziu à Capital Federal na época), creio eu que iremos de remota de novo. Mas não costumo levar muita bagagem de mão, apenas minha mochila com meu inseparável notebook e algumas santas revistas, de aviação.

Beirando o desconfiado, abro o meu cadastro duas semanas antes da viagem. Nada de anormal, nenhuma alteração nem nada. Vamos ver se será assim até o dia da viagem.

Depois de 140 longos dias, enfim chega o dia do tão sonhado voo. Chega o dia de sentir aquele perfume de borracha queimada misturado com o aroma de ar condicionado velho e querosene queimado. De poder admirar a beleza desse planeta e ter uma aula de geografia grátis. Chegou o dia de usufruir da espelunca que serve como terminal de passageiros para a nossa terra tupi nanquim.

Entro no “novo” Terminal 4 às 7h20min, que exibia o horário de partida de meu voo marcado para as 8h20min, pontualmente. Logo me surpreendo com a organização e com o baixo aproveitamento deste terminal, que contrastava com os antigos terminais.

Bem que a  Gol poderia transferir seus voos para cá também, e repassar seu espaço antigo no terminal para a Verdinha. Também fico admirado pela educação da funcionária do check-in, que só precisou despachar minha mala, e a moça dos raios-X, que não pediu para eu tirar o que tinha dentro da minha mochila. Desejei uma “Boa Páscoa” meio bobo, com uma cara de cachorro que caiu do caminhão da mudança.

Com embarque previsto para as 7h40min e fechamento de embarque às 8h05min, chegamos agora exatamente ao horário do fim do embarque, sem ao menos ter começado. O novo horário de partida é 8h40min.

Algo interessante que vale a pena ser lembrado: ao chegar à sala de embarque, vejo o PR-WJA encostado no portão, com escada e fonte externa conectada na aeronave. O PR-WJM estava ao seu lado, mas saiu primeiro. E o Juliet Alpha ainda parado.

Às 8h54min, chegou o PR-WJC, onde imaginei que voaria. Literalmente atacado, logo foi feito o desembarque de seus passageiros, onde fomos chamados para o embarque, que seria feito no… Juliet Alpha! E mesmo atrasado, o Juliet Charlie saiu antes de nós alguns minutos.

No fim, o embarque começou às 9h00min, dando prioridade para idosos e portadores de necessidades especiais, como de praxe.

Fechamento das portas às 9h10min, com push-back às 9h12min e decolagem às 9h15min.

Céu com algumas nuvens. Após subida, dá para observar uma frente fria cobrindo o estado de São Paulo, não permitindo aos ocupantes ter essa aula de geografia.

O PR-WJA tem uma história bem interessante: Se lançou aos ares no dia 6 de julho de 1990, voando pela United até 2005 como N388UA, quando foi entregue para a Ata Airlines, onde recebeu o registro de N410TZ. Desde o mês de dezembro, a aeronave voa pela companhia da laranja verde, onde inaugurou o padrão de assentos da empresa e começou a expandir os serviços aéreos.

Dia de casa cheia, o voo tinha aproximadamente 80% de ocupação. Fui com na janelinha, com o assento do meio ocupado. No assento do corredor, uma japonesa bem simpática o ocupava.

Serviço de bordo iniciado (pago por sinal), fico indeciso no começo, pois tinha uma vontade de experimentar o lanche, mas fico na mesma que faço todas as manhãs: Não comer nada, para queimar a gordura (e comer igual um cavalo no almoço…). Mesmo porque nem parece que saí do aeroporto, de tão caro que é o lanche da companhia. Se você quiser ganhar mais dinheiro, abaixe o preço dos lanches. Mas a companhia está de parabéns por ter um cardápio variado.

O entretenimento de bordo é extremamente nulo, apesar da paisagem. Não há nada além das instruções de bordo e do cardápio de lanches da companhia.

Em compensação, o assento tinha um pitch confortável para minha altura (1m80cm) e era relativamente firme, não sendo aqueles assentos de ônibus macios.

Um speech foi feito às 10h12min, indicando que a Capital Federal estava com um bom tempo, e 23°C de temperatura. Parabéns ao comandante, o passageiro e o entusiasta adora uma informação.

A descida foi iniciada exatamente após o speech, às 10h20min, com uma aproximação suave, sem nenhuma turbulência. Toque na pista às 10h30min (por incrível que pareça, todos os horários estavam exatos), mas com uma boa vontade do comandante de usar os freios e o reverso, tanto que a minha mochila com meu amado computador caiu da poltrona, por sinal, sem nenhum ferimento.

Desembarque iniciado às 10h40min, encostamos-nos ao Gate 12. Exatamente 10 minutos depois, minha mala surge na esteira, do mesmo jeito que vi da última vez. Saio do terminal terminando a avaliação desse voo e iniciando o meu merecido descanso.

Avaliação:

1 – Reserva: 8
Feita pela internet, rápida e facilmente, mas uma informação errada é imperdoável.

2 – Check-In: 10
Ótimo atendimento, assim como um terminal quase vazio.

3 – Embarque: 8,5
Eficiente e organizado.

4 – Assento: 7,5
Confortável e com um padrão agradável. Só peca por não ter tomada para notebook.

5 – Entretenimento:  2
Apesar de não valer, a paisagem  pela janela conta. Não há nem uma revista de bordo, só o folheto de emergência, resumido por sinal

6 – Serviço dos comissários: 10
Extremamente solícitos e educados.

7 – Refeições: 7
Cardápio correto para a filosofia da companhia, mas com um preço exageradamente alto. Se eu fosse comprar um lanche completo, quase a metade do preço da passagem eu teria gasto.

8 – Bebidas: 7
Com a mesma justificativa do quesito anterior, correto para a ocasião.

9 – Desembarque: 9
Rápido e eficiente, mas demorou a chegar minha mala.

10 – Pontualidade: 0
Voo atrasado, chegada atrasada. Ter que esperar o tempo de duração do voo duas vezes não é legal.

Média geral: 6,7

Média do autor: 7

Comentário final:
A Webjet provou que o Terminal Quatro é confortável, contando com lanchonete e com uma banca de jornais, livros e revistas. Mas provou também que esperar por um avião parado no Portão de Embarque não é nada agradável. Se não fosse pela pontualidade e entretenimento, a nota seria maior. Mas pelo prazer de voar, vale tudo.

Frase da Semana
    “Uma cabine de comando é o melhor escritório que existe na face da terra”.

Bons voos a todos e feliz páscoa atrasado!

Alexandre Sales
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