CMA – Fratura prévia no braço, sinusite, desvio de septo e colesterol alto são impeditivos para o CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre duvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Duvida

Bom dia Dra.

Pretendo fazer o CMA no início de 2014.Tenho alguns receios de não passar no exame por conta de alguns problemas. Vou descreve-los e se for necessário na hora de publicar, a resposta pode ser dividida por tópicos, até mesmo pra facilitar a pesquisa no site.

1º Fratura no braço

Aos 14 anos, sofri uma fratura supra condiliana no braço esquerdo. Hoje, aos 29, tenho o movimento um pouco restrito, tanto para esticar quando para tracionar. Não há restrição na mão e no ombro e não tenho problemas com a pequena restrição de extensão, tanto que dirijo e faço outras atividades normalmente. Este problema poderia ser impeditivo para o CMA de alguma classe?

2º Sinusite

Lí que a sinusite pode sem impeditiva para a aprovação no CMA. Tenho algumas crises isoladas em alguns momentos. Gostaria de saber até que ponto isto pode me prejudicar no CMA.

3º Desvio de septo

Sei que é um dos pontos que mais gera reprovação no CMA. Recentemente, fazendo alguns exames por conta de uma crise de sinusite, me passaram que tenho um pequeno desvio do lado direito. Não sei exatamente o tamanho do problema, mas os médicos optaram por não operar já que segundo eles, é pequeno. Qual grau de desvio de septo é impeditivo para a aprovação no CMA?

4º Colesterol, gordura no fígado, peso

Estou um pouco acima do peso. Tenho 1,98m e cerca de 130kg. Há algum tempo fiz um check-up e fui informado que tinha uma taxa de colesterol um pouco acima do normal e gordura no fígado. Gostaria de saber se isto pode me impedir de ser aprovado no CMA.

Grato,

Samuel Eduardo – 29 anos

São Paulo / SP

Analista de T.I.

Nossa resposta

Samuel,

Primeiramente, quanto à fratura prévia em membro superior, durante a inspeção de saúde será avaliado o grau da sua restrição de movimento, para verificar se esta sequela pode afetar a segurança de voo. Dependerá do exame do médico avaliador. Mas caso seja muito discreta, não interfira em movimentos importantes, e não sejam verificadas como impeditivas para a segurança de voo, não será restritiva para a obtenção do CMA. 

Em relação aos requisitos otorrinolaringológicos, respondendo sobre a sinusite e também sobre o desvio de septo, o candidato ao CMA deverá possuir ambos os condutos nasais sem impedimento à livre passagem do ar. Não poderá apresentar, também, nenhuma deformidade grave, nem afecção aguda ou crônica das vias aéreas superiores. Não poderá apresentar patologia aguda ou crônica grave das cavidades paranasais (seios da face). Um Raio X dos seios paranasais deve ser requerido nos exames de saúde periciais iniciais, e nos exames de saúde periciais de revalidação, a critério do examinador ou da ANAC. No seu caso, se realmente for uma sinusopatia leve, sem interferências à passagem do ar, não seria impeditivo para obtenção do CMA. E caso o desvio de septo seja considerado restritivo no momento da avaliação, o próprio médico solicitará que procure um Otorrinolaringologista e seja realizada cirurgia corretiva.

Quanto aos problemas de peso e as dislipidemias, estes devem  ser explorados pelo examinador, ou pela ANAC, a cada exame de saúde pericial. Os parâmetros conforme a RBAC 67 são: não apresentar dislipidemias severas, e não ter Índice de Massa Corporal (IMC) 40 ou mais. É importante ressaltar que, a critério do examinador ou da ANAC, podem ser exigidos exames adicionais ou reduzido o prazo de validade do CMA, com base nesses históricos.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.