5 conselhos para a assimilar o inglês na aviação

Uma pessoa que tem um conhecimento de inglês limitado possui diversas opções de como começar seu estudo. No caso do individuo que pretende ingressar na aviação, a principal duvida é como assimilar esse segundo idioma do modo mais eficiente possível.

Nesse caso existe o que é possível, e o que é aconselhável. Um piloto que está pronto para se candidatar em uma linha aérea mas ainda não sabe nada de inglês, certamente poderá achar cursos especializados que lhe ensinarão o inglês técnico aeronáutico de modo direto, e paralelamente o básico do inglês comum.

Entretanto, essa é uma situação emergencial, e não deve ser considerada em um planejamento bem pensado.

O ideal, para aquele que possuem tempo e dedicação, é seguir o que exploraremos adiante.


Comece por um curso de inglês comum

Você precisa considerar o aprendizado de um idioma como uma formação acadêmica. Antes de ir para sua especialização, é necessário concluir sua formação básica.

Realizando esse caminho padrão você poderá assimilar a estrutura básica da gramática inglesa, e como montar as frases de modo correto e natural. Desse modo, o aprendizado técnico de aviação que verá a seguir será apenas um novo vocabulário, vendo que você já é proficiente no restante.

Nada é mais frustrante do que você ser prejudicado em uma avaliação ou entrevista, pelo fato de ter se atrapalhado ao complementar uma resposta inicialmente correta, como “I would abort the takeoff (correto)… For is too danger to fly go up (what!?).

Adicionalmente, uma vez que você vá voar internacionalmente após obter seu certificado, lembre-se que você não se comunicará apenas dentro do cockpit. É no mínimo irônico um piloto saber levar uma aeronave de um país ao outro, sendo que precisará debater alguns minutos com o garçom na hora de pedir seu prato do almoço.

— Do you wish french fries as well?
— No no, I want potatoes, on the oil, you know?
— But, that’s what it is sir
— What is what?
— The french
— No, I’m brazilian


Faça um curso de inglês técnico aeronáutico

Dentre os diversos caros cursos que estão nas etapas da formação aeronáutica, o curso de inglês técnico é um dos mais acessíveis, sendo mais barato que um teórico de PP. Mesmo assim, me impressiono por ver que nem todos cogitam realizar um.

Inglês cotidiano e inglês técnico. Ambos podem ser aprendidos sem um curso formal, mas tal qual aprender a pilotar só lendo livros, um curso “prático” ajuda bastante.

Os principais aprendizados desse gênero de curso especializado são os conhecimentos de fraseologia, radiotelefonia, e vocabulário específico.

Essas novas informações serão o principal destaque na hora de você demonstrar seu conhecimento nas avaliações e entrevistas, e também na hora de lidar com situações em voo.

Isso afeta não apenas sua evolução como profissional, mas também a segurança de seu voo, venho que já houveram casos de aeronaves que caíram por falta de combustível, simplesmente por não terem conseguido informar corretamente esse problema ao órgão de controle.


Acompanhe sites de aviação em inglês

Todos os termos técnicos que você aprendeu em português durante seu ensino teórico, só continuam ativos em sua mente pelo fato de você os utilizar diariamente. O mesmo vale para seu recém adquirido conhecimento de inglês técnico.

Assim como você acompanha o site do Canal Piloto, procure equivalentes em língua inglesa. Um que acessamos diariamente e podemos recomendar é o “Bold Method”. Expanda sua lista.

Essa é uma ótima maneira de manter seu conhecimento ativo, caso contrário você voltará a imaginar um grupo de gatos sempre que escutar “CAT III”.


Procure sites internacionais de escuta aérea

Pesquise “Live ATC” no Google, e descubra um novo universo.

Além de inicialmente explorar a escuta aérea das Torres, ACCs, e APPs americanos, não se limite aos Estados Unidos. Você nunca sabe com quais nacionalidades irá lidar no futuro, então é sempre interessante explorar frequências de outros países e ir se acostumando com os diversos sotaques da língua inglesa.

Além das diferenças de pronúncia, os países também podem utilizar diferentes termos para uma mesma instrução. Maintain, hold, wait e stand-by podem ser utilizados comumente para uma mesma ordem.


Continue consumindo e praticando

Não considere o aprendizado da língua inglesa como sendo uma lição de escola, a qual você só explora na própria escola ou forçadamente na lição de casa. Não estude, adote a língua inglesa.

Se você está aprendendo, comece a assistir filmes e séries com legendas… em inglês. Se já está avançando, além de se livrar das legendas, acompanhe programas e canais nesse novo idioma. E novamente, não se limite aos Estados Unidos. Explore diferentes pronúncias.

A capa desse artigo é Michael Moore em seu documentário “Where To Invade Next”, um dos últimos materiais que assisti. Esse conteúdo é interessante ao tópico pois nele o protagonista visita diversos países, sendo possível explorar sua habilidade de compreender as diferentes pronúncias do inglês ao assistir o documentário.

Paralelo ao consumo, coloque em prática tudo que aprendeu. Comece a comentar nos sites e canais que visita, e sempre que possível coloque em prática sua pronúncia, mesmo que somente online.

Não interrompa seu aprendizado contínuo – “A good pilot is always learning”

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)