O curso de Piloto Comercial é comparável ao Ensino Médio da aviação. É a última fase obrigatória, mas está longe de ser a reta final da formação.
Após essa fase, você ingressará no mercado de trabalho. E nessa hora, o seu diferencial técnico perante os outros candidatos poderá fazer a diferença na hora da contratação.
Vejamos alguns cursos opcionais, porém recomendáveis em certos casos.
CCT de PLA
Este item é o único que não possui a palavra “curso” no subtópico, pois até momento não é necessário um curso teórico em escola homologada para realizá-lo. Sendo assim, após adquirir seu CCT de PC, você já pode marcar a prova da ANAC de PLA. É um item essencial se você deseja trabalhar neste segmento da aviação em específico.
Curso de Instrutor de Voo
Mesmo que você não planeje trabalhar como instrutor por muito tempo, o curso, e um possível período de atividade nessa profissão, lhe trarão habilidades especiais. Durante a formação, você aprenderá a ter um domínio superior da aeronave, aprendendo até mesmo a curvar usando as portas. Adicionalmente, você também treinará como lidar com panes específicas, situações adversas, e evoluir sua didática.
Mesmo que você não trabalhe na profissão, seu futuro empregador lhe verá como um Piloto Comercial bem mais preparado para a classe em que opera.
Curso Multimotor
Sendo obrigatório para linha aérea – e por vezes também para a instrução, táxi aéreo e executiva – o curso de MLTE é um dos investimentos mais escolhidos pelos recém formados.
Neste curso você não apenas aprende a pilotar um avião bimotor, o que lhe abrirá um novo leque no mercado, mas também lhe fará pensar com mais agilidade durante o voo em si. Como essas aeronaves são mais velozes que os seus clássicos Cessninhas, o espaço aéreo parecerá menor, forçando-lhe a ter uma coordenação bem mais eficiente nas operações.
Curso de Jet Training
Sendo mais um passo essencial para os futuros PLAs, o Jet Training proporciona muito mais que uma escada para a linha aérea. Dentre os conhecimentos adquiridos neste curso está o CRM (Crew Resource Management), que lhe ambientará a operar em conjunto com seu Primeiro Oficial/Pilot Monitoring, bem como delegar as funções durante o voo de maneira mais eficiente, habilidades que serão úteis em qualquer gênero de aviação.
Curso de inglês técnico para o ICAO
Saber falar inglês do dia a dia é uma coisa, e saber explicar certos aspectos técnicos da aviação é outra bem diferente. Na hora de fazer o teste para adquirir o certificado de inglês da ICAO, já houve pilotos que, apesar de dominar o idioma, não se saíram bem por não saber a tradução dos tecnicismos da aviação nesta outra língua.
Com esses dados, podemos ver que a diferença entre um piloto e outro nem sempre é decidida comparando apenas a experiência em horas de voo. Um piloto teoricamente e tecnicamente mais preparado pode ser bem melhor visto por uma empresa, do que outro que se limitou apenas aos cursos básicos.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022