5 motivos pelos quais a aviação nos fascina desde a infância

posted in: Artigos | 4

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=514uYDYwtos]

Em shows aéreos, aeroportos, ou em um simples sobrevoo, uma observação é clara: após tempos de história, a aviação ainda impressiona a todos.

Tentemos então explicar o inexplicável.


Sonho de infância

“O que você quer ser quando crescer?” – Para as crianças, algumas opções são comuns: veterinário, bombeiro, jogador de futebol… E piloto de avião.

Mas dentre profissões que salvam vidas, e uma que está estampada em todo noticiário de esporte, porque uma profissão como piloto chamaria a atenção? Afinal, ele apenas transporta passageiros, como um motorista de ônibus.

A diferença é que esse ônibus… Voa!

E essa mágica que normalmente começa na infância, nos acompanha por toda a vida, mesmo que inconscientemente.


A mágica do voo

Ainda na mesma linha do raciocínio anterior, por qual motivo a aviação nos desperta tamanha luz nos olhos?

É interessante notar como o voo ainda hoje é considerado algo mágico, no sentido puro da experiência. Mesmo que você seja um piloto, comissário, mecânico, ou engenheiro, toda vez que você voa ou observa uma aeronave decolar, o sentimento de fascinação que aparece dentro de você é o mesmo de uma criança ou pessoa leiga no assunto.

Tração, sustentação, CG, ângulo de ataque… Mesmo que tudo isso faça parte do seu conhecimento, lá no fundo você apenas está falando: “Caramba, isso está voando!”


Admiração incansável

Através de uma comparação, podemos notar como os admiradores da aviação são ainda mais fanáticos do que outros grupos do mesmo gênero.

Por mais que uma pessoa goste de carros por exemplo, ela não abrirá um sorriso ao ver um Fiat Uno passando na rua. Um admirador de tecnologia por sua vez, possivelmente não assistiria filmes em sua televisão de tubo apenas pela nostalgia.

Já na aviação, mesmo que um piloto voe na linha aérea, ele jamais deixará de parar por um momento para admirar um C152 que taxia na pátio de aviação geral. Já quanto aos spotters de aviação, não importa o quão desconhecida, antiga, ou simplória seja uma aeronave, nenhuma delas fugirá do foco de suas lentes.


A ocupação “impossível”

Na grande maioria dos casos, o público leigo admira os aeronautas do mesmo modo que nós aeronautas admirados os astronautas por exemplo. Para um grupo, o outro é uma classe inalcançável, rara, e portanto admirável.

O programa espacial brasileiro é realmente limitado, mas já a aviação, é aberta para qualquer um que esteja disposto a se dedicar a este objetivo.

Mesmo assim, os anos passam, e a frase “eu sou piloto” ainda causa um grande sorriso na pessoa alheia.


Escolha irracional

Apesar gratificante, racionalmente falando, ingressar na aviação não é algo lógico.

A formação é cara, as aeronaves básicas são desconfortáveis, a estrutura aeroportuária no Brasil é defasada, a segurança da aviação geral não é das melhores, e o mercado de trabalho é por vezes instável.

Ou seja, se colocarmos os fatos na mesa, se tornar um aviador está longe de ser algo racional.

Bom, mas quem falou que é a paixão pela aviação, é algo racional?

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)