5 motivos pelos quais os alunos do teórico de PP desistem

Quem iniciou sua formação aeronáutica já ficou ciente da grande taxa de desistência da primeira fase da formação, o curso teórico de Piloto Privado. Mas por qual motivo tantos desistem antes mesmo do final do curso? Vejamos a seguir alguns dos mais comuns motivos, e utilize-os não para se desmotivar, mas sim para se conscientizar sobre o que pode vir pela frente.


Falsas expectativas

Na época em que comecei meu curso teórico de PP, estávamos em uma época interessante de nosso país. Havíamos sido confirmados como sede das próximas Copa e Olimpíadas, e com isso a evolução do setor aéreo e a necessidade de novos pilotos era divulgada por toda a grande mídia.

Iludidos pela oferta de trabalho fácil e salários astronômicos, as salas do curso de PP lotavam rapidamente, a ponto dos aeroclubes até aumentarem a frequência de turmas.

Entretanto, durante esse primeiro passo os alunos iam se integrando com os mais experientes, e ficavam sabendo da realidade. O emprego está longe de ser garantido, e os grandes salários pertenciam na verdade aos mais altos cargos da aviação, sendo necessário gastar muito tempo e dinheiro para atingi-los.

Ao final do meu teórico, apenas 15 dos 50 alunos permaneceram no curso.


Falta de preparo

Mesmo que desejando ingressar na aviação por pura paixão, muitos alunos abortam seus planos devido às surpresas que só descobrem quando já estão no curso. Há aqueles que acham que apenas como Piloto Privado já poderiam começar a trabalhar, outros não tem ideia do investimento necessário para a formação completa, e outros se assustam com o nível do curso e exigência colocada neles.

Devido a isso, muitos param antes da situação piorar.


Empolgação demais, estudo de menos

A grande maioria dos interessados em ingressar na aviação tem esse objetivo desde criança. Vivem nos simuladores de voo, visitam os aeroportos para praticar spotting, assinam revistas, vão a shows aéreos e etc. Mas “apenas empolgação” está longe de ser algo que irá influenciar nas suas notas.

De nada adianta a pessoa ter nascido para isso, se ela não se dedica para tal, neste caso nos estudos. Procure se focar. Pare de sonhar sua vida e comece a viver seu sonho.


Tudo ao mesmo tempo

Sabemos que é possível o aluno fazer até 20h de aulas práticas de voo sem ter concluído o curso teórico, e paralelamente a esta formação de aeroclube, a faculdade de aviação também é algo que lhe ajudará no mercado de trabalho.

Porém, ao fazer vários cursos ao mesmo tempo sem ter como se dedicar em todos, muitos ficam com um aproveitamento abaixo do ideal, e acabam tendo que abrir mão ou refazer algum deles.


Início no momento errado

Ninguém se torna piloto apenas com o curso teórico. Devido a isso é necessário todo um planejamento financeiro e de carreira para se formar com aproveitamento. Portanto, se você teve seu primeiro filho, está mudando de emprego e tem dívidas para quitar, talvez não seja a melhor hora para iniciar sua formação aeronáutica.

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes
  • Gustavo Segamarchi

    Acho que essa matéria deveria ser mostrada para todos que querem ser pilotos.

    Quando eu era criança, meu maior sonho era ser piloto de avião. Só que fui crescendo como todo ser humano, e com o advento da Internet, pude descobrir que a vida de estudante da aviação e piloto não é fácil.

    Muitos vem e dizem: “Não desista do seu sonho, você vai conseguir, é só você querer”. MENTIRA.

    Na aviação, não se compartilha o QUERER, mas sim o PODER. Para você ingressar na aviação e ter sucesso, você já tem que nascer com o talento de se aplicar nos estudos do curso de piloto, seja privado, comercial ou a faculdade de ciências aeronáuticas, e o outro fator preponderante, é o DINHEIRO. Tem também o CMA(Certificado Médico Aeronáutico), que é outro desafio para o entusiasta que sonha em viver da aviação. Não vou entrar em detalhes nesse ponto, quem se interessar, procure sobre o CMA nos vídeos do Canal Piloto.

    Vejam o que o Sales falou no 1º tópico:

    “Ao final do meu teórico, apenas 15 dos 50 alunos permaneceram no curso.”

    Embora pareça, não quero desmotivar ninguém, mas quero que cada um que sonha com essa carreira se conscientize de que NÃO É FÁCIL.

    Se você já é ruim de Matemática, pule fora, não fique gastando achando que vai conseguir e se dar bem. Às vezes, desistir não é tão ruim como muitos pensam, mas sim uma oportunidade para encontrar o seu VERDADEIRO TALENTO.

    Me desculpem a sinceridade, mas não quero ver gente frustrada falando que gastou o que tinha e o que não tinha para chegar na hora “H”, desistir e falar que jogou dinheiro fora.

    Um abraço a todos.

  • Fernando

    Se quer muito isso vai com que vc tem não desista eu sou pai de um filho minha esposa está grávida de outro e estou fazendo minhas aulas práticas de PPA desempregado vc quando fala acho que não vai dar vc já perdeu, desemprego e baixos salários tem em todos os ramos, esse é meu sonho e vou até o fim só Deus pode me parar.

  • thiago arruda

    E quem disse que vaai ser fácil. Nenhuma carreira e facil. Nenhuma. Eu sou casado tenho casa para sustenta e comecei estuda em casa sozinho pp. Sei q anac provavelmente vai pedir o curso entao tenho q me planejar as turma na eacon começa ano q vem.. pow vou estudar desde ja .. ja fiz CMA tenho amigos e chefes que ja foram e são pilotos e disseram Nao e facil mais disse va em frente .. tem que gosta muito e se dedicar muito. Assim como qualquer carreira.. fui no aeroporto e abordei um piloto q me disse assim q vc termina pc nao importa se tem pouca experiência tanto no ingles como horas de vôo. Entregue seu currículo em todo lugar em toda empresa de taxi aérea em todo aeródromo nao perca tempo.. galera va em frente mais saiba q sim
    e dificil mais ter o prazer de pilotar um avião e indiscutível

  • Luciano Faiolo

    To contigo comando! Temos que fazer no mínimo tudo que estiver ao nosso alcance! E isso é bastante coisa! Abraço!