Vocês conhecem uma manobra chamada “Pugachev’s Cobra”?
É uma das manobras que mais me fascinam, realizada inicialmente em um dos meus caças favoritos: o Sukhoi Su-27 (na verdade, todas as aeronaves de combate soviéticas me fascinam). Foi realizada pela primeira vez por um piloto de testes chamado Viktor Georgiyevich Pugachyov, em 1989, no Paris Le Bourget Air Show. Devido ao seu sobrenome, a manobra passou a ser chamada de Pugachev’s Cobra.
Esta manobra consiste em manter a aeronave em uma velocidade não tão alta, e após cabrá-la até atingir seu ângulo crítico (algo entre 90º a 120º), o piloto então corrige seu ângulo para um voo reto horizontal novamente.
Teoricamente, haveria um bom emprego desse movimento em combate. Caso o Sukhoi estivesse sendo perseguido por caças hostis, o piloto realizaria a manobra, perdendo velocidade consideravelmente devido ao seu ângulo, recuperando a atitude logo em seguida e tomando vantagem no combate, por se reposicionar atrás do inimigo.
Esta manobra também poderia acarretar em consequências graves, como a facilidade de algum míssil atingir seu dorso. Porém, caso fosse bem sucedida, pegaria o inimigo de surpresa, pois ele nunca esperaria que seu oponente fizesse isso. Em um combate, a tendência é manter a velocidade alta, para uma maior gama de movimentos possíveis, além de desorientação e evasão do perigo.
O Sukhoi não é o único caça que tem a capacidade de realizar o Pugachev Cobra, mas devido à sua agilidade, facilidade de ganho de velocidade e recuperação pós-estol, não existe outro equipamento melhor para a manobra. Outras aeronaves possivelmente capazes de realizá-la são o MIG-29, o MIG-35, o Sukhoi PAK FA, e os caças americanos F-15, F-18 e F-22. Em duas das principais cenas do filme “Top Gun – Ases Indomáveis”, de 1986, o diretor Tony Scott mostra um F-14 efetuando o Pugachev Cobra, o que é considerado tecnicamente impossível para esta aeronave.
Confira na prática como é o Pugachev Cobra:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=vvCCSU4F0qs]
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