A história de Lúcio: Ceratocone

posted in: Textos | 4

Então senhores, segue logo abaixo um e-mail que recebi do meu amigo Lúcio, no qual ele conta parte de suas desventuras com o CCF, e como creio que isso possa ser útil para alguém com a mesma patologia, segue o e-mail:

 

______________________________________

 

Oscar Lima Alfa Alexandre, meu nome é Lúcio falei com você pelo telefone ontem, sou Brasileiro naturalizado Português vivo aqui já há 12 anos com minha família, assim como você descobri logo na minha infância que eu queria ser piloto de avião, mas as condições financeiras foram adiando este meu sonho ao longo da vida.

Graças a nossa amiga internet pude obter mais informações, mas elas eram muito vagas e um pouco desencontradas, parece que ninguém se interessa em divulgá-las, mas sonho é sonho e eu corri atrás, no ano passado fui para o Brasil com intenção de fazer o curso, larguei trabalho casa e tudo para trás para ficar ai 6 meses.

Fui para Campo Grande – MS onde eu vivia antes de vim para cá, peguei um carro e fui para Itapolis me matricular na EJ, lá me disseram que era melhor eu tirar primeiro o CCF para poder começar, beleza, voltei e fui directo para a base aérea tratar disso, ou seja, fui cair na boca do LEÃO, depois de pagar um dinheirão por 500 exames que me pediram, o médico me olha e diz que eu não posso ser piloto pois tenho uma patologia chamada de ceratocone. Mas havia um recurso, eu teria que ir para o Rio de Janeiro tratar do caso no CEMAL onde eu entraria com um pedido de grau de recurso, e assim fiz, paguei novamente as taxas, passagem de avião, hotel, repeti os 500 exames e etc.…

Quando pensei que ia ser desta vez, novamente outro médico me disse: -Você não pode ser piloto de avião, você tem ceratocone – E me mandou procurar outro órgão que já não me lembro qual era. Voltei para Campo Grande e aproveitei o resto dos 6 meses que me restavam ai para matar a saudade do pessoal e curtir junto com minha família este clima maravilhoso que vocês tem ai, e também para engolir o nó que estava na minha garganta.

Voltei para Portugal e no primeiro dia vi na Net um anúncio do AeCP (Aéro Clube de Portugal) que dois dias atrás tinha iniciado uma turma para obtenção da licença de PPA. Saí desesperado, fui até a sede do clube e me disseram que eu poderia começar o teórico, mas tinha que ter o CCF para voar, paguei e fiz os 500 exames novamente e desta vez uma médica olhou para mim e disse “Você tem ceratocone”, foi quando eu fechei a mão me preparando para mandar ela tomar no tuuuuuuuuuuuu…….Ela me olha com um sorriso e disse “Você está aprovado mas terá que ter um óculos extra sempre que for pilotar”; eu sem acreditar naquilo que estava ouvindo perguntei de novo e foi quando ela me disse “O senhor é SURDO?”; eu mais que depressa respondi que não, ai foi quando fui ver as letrinhas pequenas, que diziam que eu estava limitado ao PPA e não podia chegar a PC, mas eu estava feliz na mesma.

Bom agora resumindo um pouco, terminei o teórico, fiz 40 Hrs de voo prático, fiz o primeiro solo com 32 hrs, marquei as provas no INAC, aqui todas estas matérias que você sabe bem se dividem em 3 testes onde você tem que obter uma nota igual ou superior a 75%. Você tem o prazo de um ano para terminar e pode repetir os testes 4 vezes cada um.

Depois te mando o vídeo do meu primeiro solo, e se você quiser publicar esta historia no canal fique a vontade. Parabéns pelo seu trabalho espero um dia te conhecer e te agradecer pois você serve de incentivo para muitos inclusive para mim, um grande e forte abraço aqui do Portugal.

Lúcio

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)