A história de Lúcio: Ceratocone

posted in: Textos | 4

Então senhores, segue logo abaixo um e-mail que recebi do meu amigo Lúcio, no qual ele conta parte de suas desventuras com o CCF, e como creio que isso possa ser útil para alguém com a mesma patologia, segue o e-mail:

 

______________________________________

 

Oscar Lima Alfa Alexandre, meu nome é Lúcio falei com você pelo telefone ontem, sou Brasileiro naturalizado Português vivo aqui já há 12 anos com minha família, assim como você descobri logo na minha infância que eu queria ser piloto de avião, mas as condições financeiras foram adiando este meu sonho ao longo da vida.

Graças a nossa amiga internet pude obter mais informações, mas elas eram muito vagas e um pouco desencontradas, parece que ninguém se interessa em divulgá-las, mas sonho é sonho e eu corri atrás, no ano passado fui para o Brasil com intenção de fazer o curso, larguei trabalho casa e tudo para trás para ficar ai 6 meses.

Fui para Campo Grande – MS onde eu vivia antes de vim para cá, peguei um carro e fui para Itapolis me matricular na EJ, lá me disseram que era melhor eu tirar primeiro o CCF para poder começar, beleza, voltei e fui directo para a base aérea tratar disso, ou seja, fui cair na boca do LEÃO, depois de pagar um dinheirão por 500 exames que me pediram, o médico me olha e diz que eu não posso ser piloto pois tenho uma patologia chamada de ceratocone. Mas havia um recurso, eu teria que ir para o Rio de Janeiro tratar do caso no CEMAL onde eu entraria com um pedido de grau de recurso, e assim fiz, paguei novamente as taxas, passagem de avião, hotel, repeti os 500 exames e etc.…

Quando pensei que ia ser desta vez, novamente outro médico me disse: -Você não pode ser piloto de avião, você tem ceratocone – E me mandou procurar outro órgão que já não me lembro qual era. Voltei para Campo Grande e aproveitei o resto dos 6 meses que me restavam ai para matar a saudade do pessoal e curtir junto com minha família este clima maravilhoso que vocês tem ai, e também para engolir o nó que estava na minha garganta.

Voltei para Portugal e no primeiro dia vi na Net um anúncio do AeCP (Aéro Clube de Portugal) que dois dias atrás tinha iniciado uma turma para obtenção da licença de PPA. Saí desesperado, fui até a sede do clube e me disseram que eu poderia começar o teórico, mas tinha que ter o CCF para voar, paguei e fiz os 500 exames novamente e desta vez uma médica olhou para mim e disse “Você tem ceratocone”, foi quando eu fechei a mão me preparando para mandar ela tomar no tuuuuuuuuuuuu…….Ela me olha com um sorriso e disse “Você está aprovado mas terá que ter um óculos extra sempre que for pilotar”; eu sem acreditar naquilo que estava ouvindo perguntei de novo e foi quando ela me disse “O senhor é SURDO?”; eu mais que depressa respondi que não, ai foi quando fui ver as letrinhas pequenas, que diziam que eu estava limitado ao PPA e não podia chegar a PC, mas eu estava feliz na mesma.

Bom agora resumindo um pouco, terminei o teórico, fiz 40 Hrs de voo prático, fiz o primeiro solo com 32 hrs, marquei as provas no INAC, aqui todas estas matérias que você sabe bem se dividem em 3 testes onde você tem que obter uma nota igual ou superior a 75%. Você tem o prazo de um ano para terminar e pode repetir os testes 4 vezes cada um.

Depois te mando o vídeo do meu primeiro solo, e se você quiser publicar esta historia no canal fique a vontade. Parabéns pelo seu trabalho espero um dia te conhecer e te agradecer pois você serve de incentivo para muitos inclusive para mim, um grande e forte abraço aqui do Portugal.

Lúcio

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes
  • Aaron Móes

    Seu sonho é ser PC? E aqui você tomou pau no CCF de PP e lá ficou restrito ao CCF de PC?
    E agora depois de checar o PP, vai parar de voar, manter por hobby, tentar obter um recurso pra conseguir o CCF de 1 classe?
    Tem que pesquisar e pensar bastante meu caro, será um grande problema se você tiver investido tempo e dinheiro e ficar barrado no PC, mesmo sendo notório o risco do mesmo acontecer.
    No mais, lhe desejo sorte, bons voos!
    Abraços!

  • guilherme

    cara o que mais me intriga é que tenho ceratocone, nos dois olhos, e tenho correção 20/20 em cada olho, será que não passo no cemal? será que se eu não falar nada eles descobrem por meio de algum exame? já escutei casos no brasil de pilotos que tem a patologia e tem pp e pc. acho realmente que e a patologia não impede a visão perfeita , a mesma não deveria ser uma impecilho para o voo. quais os exames oftamologicos de fato são feitos no cemal?

  • Cara eu fui no Cemal! O hospital é muito bom! e eu tenho esse detalhe de córnea a um bom tempo e é somente no olho direito. Eu fui lá e Deu certo, nada de ressalva! Fui atras de um bom oftalmo e ele me explicou que eu tenho boa estruturas nos olhos! isso inclui Retina, Nervo óptico Cristalino, Reflexo muscular, até mesmo a córnea para minha surpresa! Só que o problema é que eu fui muito ansioso e nervoso e o resultado foi transtorno ansioso!

    Para aqueles que tem duvida eu andei pesquisando e acompanhando casos

    Uma Info que posso dar é o seguinte

    quando eu fui de lente de contato no olho direito e não apresentei reserva

    a médica me pediu para providenciar

    lentes corretoras(óculos).

    Isso porque é o seguinte, o ceratocone não reprova! O que leva a uma condição de reprovação no exame oftalmológico é que para obter uma visão que adequa ao regulamento você só pode usar lentes de contato.

    O regulamento autoriza o uso de lentes de contato, eu até perguntei ao médico do Cemal, porem você tem que ter um par de óculos reserva que no caso do ceratocone, como ele evolui para um estagio que somente a lente de contato proporciona uma boa visão isso reprova. Por isso maioria dos médicos não dão aprovação para quem porta essa doença, pois eles pensam que isso vai evoluir.

    Só que eu pesquisei com meu oftalmo que me acompanha e ele disse que as lentes rígidas se bem ajustadas, pode proporcionar uma boa lubrificação de córnea mesmo em ambientes secos como uma cabine de uma aeronave pressurizada.
    Sugiro a vocês que querem alçar grandes vôos que não gostam de Lentes rígidas deem uma pesquisada sobre Ultralentes. Elas podem ajudar!

    hoje eu consegui o óculos e o meu oftalmo quer fazer um procedimento chamado Crosslink no olho direito, procedimento para fortalecer a córnea ela pode até reduzir 2 dioptrias de curvatura, mesmo que isso não seja o objetivo dela. Como estou acompanhando com meu oftalmo, vamos esperar dele a resposta se vou fazer ou não, isso tem que ser feito conforme o protocolo de Atenas.

    Não há somente esse metodo que é muito bom

    mas há um que surgiu na UK que se chama Keraflex

    Ela emite microondas que aquece a cornea afetada pela doença

    que assim deixa ela maleável e é colocada em sua curvatura normal

    depois vem o crosslink para manter a córnea em seu novo formato

    ou se não faz transplante de córnea por famtsecond (laser) que permite melhor cicatrização, procedimento menos invasivo, com menos astigmatismo ou miopia e etc. Pois eu li em uma edição especial da Aero Magazine sobre inspeção médica, que até transplante pode ser autorizado,

    Enfim em conclusão

    ceratocone é uma doença que pode ser corrigida, e por ser corrigida

    essa patologia não oferece risco a segurança em voo (minha teoria!!)

    Mas eu peso muito isso, o fator segurança. Sou mecânico de aeronaves a um bom tempo e isso tem falhado muito em nosso país!

    E se caso essa patologia que eu tenho oferecer risco de segurança

    Eu abro mão!! Pois não vale a pena colocar em risco a minha Vida

    e muito menos de outros!!

    Vocês que querem ser Aviadores! Coloquem isso na balança!

    Pois eu creio que vocês não vão pilotar só para vocês! Pode ser que

    venha, 2 colegas para ver o seu vôo, 3 ,6, 8, ou até 300 passageiros, e cada um tem sua historia, vida, sonho, família (sem contar as pessoas em solo!!)
    Nossa véi só de falar isso, dá arrepio!!

    Enfim

    Depende de você meu caro!! dependo do paciente o devido cuidado para que não evolua o seu pequeno detalhe

    no meu caso eu recomendo uma simples mudança!

    em hipotse nenhuma !!

    NÃO ESFREGUE O SEU OLHO

    ISSO É PROIBIDO!!!

    Maioria dos casos relacionados com a doença, veem de pacientes que esfregam seus olhos, Essa atitude acarreta em um enfraquecimento da Córnea

    resultando que a córnea fica mais fina e logo ela toma a forma cônica, outras dicas, são:

    Procure um bom oftalmo

    Acompanhe de perto o seu caso

    se precisar, lubrifique em tempos secos os seus olhos (por recomendação médica)

    Video games, Internet podem ser acessados sem problemas

    mas não esqueçam de piscar os seus olhos para não dar problema de olho seco, que leva a irritação e acarreta a fúria de esfregões.

    peça ajuda dos seu familiares, para policiar sua atitude, isso ajuda muito

    E se for dado uma opção de cirurgia, procure ao menos 3 oftalmos, para saber suas opiniões sobre seu caso. Recomendo o Crosslink, pois pelo que eu pesquisei, seus resultados foram excelentes.

    Espero ter ajudado a cada um

    Que Deus te ajude

    e te abençoe nessa empreitada !!

    Um abraço!

    • Cara, eu uso óculos, tenho miopia e astigmatismo nos dois, e ceratocone só no direito. o óculos corrige perfeitamente o olho esquerdo, só o direito fica aquele embaçado. Qual a dica que voce me daria, fazer outro óculos igual para reserva, ou fazer um par de lentes de contato e levar este óculos como reserva. Estou com medo de reprovar, pois é meu sonho desde pequeno. Abraço