Vocês sabem quem foi Ada Rogato?
Nascida em São Paulo em Dezembro de 1920, Ada Rogato foi uma destemida pioneira da aviação brasileira. Em 1936, Ada foi a terceira brasileira a conseguir brevê de aviador no Aeroclube de São Paulo. Também nesta época destacou-se por ser a primeira piloto de planador. Em 1941 é a primeira mulher a obter o certificado de paraquedista, também tirando sua licença no Campo de Marte.
Ada também voou por 11.691 quilômetros durante 16 horas transpondo a Cordilheira dos Andes, em 1950, não “satisfeita” fez seu famoso vôo pelas três Américas, percorrendo 51.064 quilômetros em 326 horas em 1951. Seu ponto de partida foi a Terra do Fogo e o fim do trajeto no Alasca; entre esse dois pontos Ada visitou cerca de 28 países.
Entre sua extensa lista de façanhas, Ada é considerada a maior recordista em voos solo, foi a primeira mulher a pousar no aeroporto mais alto do mundo (El Alto, Bolívia), a primeira a saltar de paraquedas em países como o Chile, o Paraguai e o Uruguai, Inaugurou campos de aviação e estimulou a criação e prosseguimento de aeroclubes por todo o Brasil, foi pioneira em voos de fumigação no combate à broca do café, fez 213 voos de patrulhamento no litoral paulista, durante a Segunda Guerra Mundial; e, ainda, a primeira a pousar em Brasília, quando a capital brasileira ainda estava em construção.
Ada merece ser lembrada por toda a sua sensacional trajetória neste dia do aviador, como exemplo de força de vontade, que infelizmente, sua história terminaria em 15 de novembro de 1986, quando aos 76 anos, foi vencida pelo câncer.
Como curadora do extinto maior museu aeronáutico da America Latina na época, localizado na Oca do Parque do Ibirapuera, Ada chegou à presidência do museu por alguns anos, onde recebeu muitas de suas condecorações, e também, onde seu corpo foi velado.
Saiba mais:
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015