AHRLAC Holdings Ahrlac: O primeiro avião militar sul-africano

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Esta pequena aeronave de reconhecimento e alta performance foi criada para combater insurgentes e, como o título já diz, é uma aeronave de reconhecimento totalmente desenvolvida na África do Sul. Esse projeto, que é barato, tem como objetivo substituir os mais versáteis veículos aéreos não tripulados.

O AHRLAC é o primeiro avião militar produzido totalmente na África do Sul. Nesse mesmo gênero, só houve a produção do Denel Rooivalk, um helicóptero de ataque. O avião é biplace, com a configuração que vemos geralmente nos caças, quanto a posicionamento dos pilotos com assentos ejetáveis.

Sua fuselagem é uma mistura de metal com compensado, e seu design foi feito para oferecer o máximo de visibilidade para a tripulação. Ele também foi projetado para transportar um canhão de 20 mm e de 4 a 6 estações (para mísseis), ainda incluindo foguetes não guiados e bombas, tanto armamentos ar-terra quanto ar-ar.

Sob a fuselagem, ainda podem ser encontrados sensores infravermelhos e ópticos, radar de abertura sintética e equipamentos para reconhecimento, além de um sistema de inteligência, servindo como equipamento de coleta de “guerra eletrônica”. Há uma boa variedade destes, mesmo sendo pequena a aeronave.

Mesmo sendo tripulado, o AHRIAC pretende competir com veículos aéreos não tripulados (UAV) disponíveis no mercado. A Paramount, uma das empresas no projeto, afirma que a aeronave será mais barata para adquirir e operar do que os UAVs, por conta de não exigir subsistemas caros necessários para o controle das aeronaves.

Ele é útil para tudo: inteligência, vigilância, reconhecimento, contra-insurgência, patrulha costeira, combate ao tráfico, e também pode ser projetado para realizar missões de emergências. Segundo os projetistas, esse avião atende às necessidades dos clientes com mentes de Primeiro Mundo.

Com relação ao seu desempenho, a velocidade máxima dele é de 504 km/h, alcance de 2.130 km e teto de 31.000 pés. Ele é alimentado por um motor P&W Canada PT6A-66. Seu primeiro voo foi no dia 26 de julho de 2014, e se encontra ainda em desenvolvimento. Quem sabe possamos ter um concorrente até interessante para os UAVs.

Andrews Claudino