Amelia Earhart, de volta aos céus

posted in: Artigos | 2

Amelia Mary Earhart_Canal_Piloto

Dentre todas as pessoas que admirem a aviação ou a luta pelos direitos das mulheres, é raro encontrar quem nunca tenha escutado o nome de Amelia Mary Earhart. Nascida em 1897 na cidade de Atchison, no estado americano do Kansas, Amelia foi uma emblemática e exemplar aviadora. Não apenas foi uma das primeiras mulheres da história a se sagrar piloto, como também foi uma respeitável autora e defensora dos direitos femininos. Até os dias de hoje, o legado de seus atos é relembrado como de suma importância para a aviação, e também pela luta dos direitos femininos em todo o mundo.

Famosa por seu espírito aventureiro, Amelia foi a primeira aviadora a cruzar o Atlântico, em 1928, feito que a tornou conhecida mundialmente. Almejando feitos ainda maiores, ela planejou um voo ao redor do mundo, para o qual contou com uma aeronave Lockheed 10E Electra, financiada pela Purdue University, da qual Amelia fazia parte do corpo docente. O voo, no entanto, jamais foi concluído, uma vez que a aeronave de Amelia desapareceu misteriosamente sobre o Oceano Pacífico, em 2 de Julho de 1937.

O Lockheed Electra que transportava Amelia jamais foi encontrado, e as circunstâncias de seu desaparecimento permanecem como um mistério até os dias de hoje. A aventura de circundar o mundo em uma aeronave comandada por uma mulher permaneceu incompleta, porém não para sempre. Neste ano de 2014, uma nova aeronave encontra-se circundando o mundo, com uma mulher atrás de seus comandos. E se lhe dissessem que a mulher no comando dessa aeronave é ninguém menos do que… Amelia Earhart?

Calma, não se trata de um avião fantasma, nem de uma experiência sobrenatural aeronáutica. Trata-se, na verdade, de uma aventura empreendida por Amelia Rose Earhart, repórter e apresentadora de noticiários de trânsito e meteorologia da emissora americana NBC. Nascida em 1983 na cidade de Downey, na California, Amelia detém as licenças de PP e IFR, e decidiu recriar a histórica volta ao mundo de sua famosa homônima, a quem a semelhante paixão pela aviação pode ser creditada.

Amelia Rose Earhart_Canal_Piloto

A bordo de uma aeronave Pilatus PC-12 NG, Amelia está circulando o mundo na companhia do instrutor de voo Shane Jordan, que a acompanha como co-piloto. Sua volta ao mundo passou, inclusive, pelo norte do Brasil, e deve terminar no próximo dia 12 de Julho, quando está previsto seu retorno para a cidade de Oakland, na California, após um longo voo sobre o Oceano Pacífico. O que prevalecerá desta vez? Décadas de avanços tecnológicos, ou a sorte associada ao nome Amelia Earhart?

Saiba mais:

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Luiz Cláudio Ribeirinho

Piloto Privado Teórico, host e editor do CP Cast, revisor, e vocalista da banda Rock Wheels.
Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)

  • Anderson Viana

    Só nao entendi como ela nasceu em 1987 e Cruzou o Atlantico em 1927 :p

    • Luiz Cláudio Ribeirinho

      1897 na verdade, Anderson. Pequeno erro de digitação. Obrigado por apontar!