ANAC regulamenta o uso de tablets na aviação

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Acompanhando nossos amigos do Para Ser Piloto, soubemos da publicação da Instrução Suplementar IS 91-002 pela ANAC, documento que regulamenta o uso de tablets e de outros dispositivos eletrônicos na aviação. Lemos o documento e citaremos a seguir os principais pontos que alguns podem estar se perguntando diante da novidade:

  • Não há exigências quanto as marcas e modelos dos aparelhos.
  • A tela do aparelho tem de ter no mínimo 9 polegadas, portanto, dê tchau ao seu iPad Mini em voo (que tem 7.9 polegadas).
  • Nem toda papelada poderá ser substituída pela versão digital. Diário de Bordo, Certificado de Matrícula, Licença de Estação, e a grande maioria obrigatória para um voo de navegação ainda terá de ter sua versão física na aeronave.
  • Todo documento que tenha de ser consultado em voo, terá que obrigatoriamente ter um backup.
  • É recomendado (mas não obrigatório) que o aparelho seja de uso exclusivo para a aviação, sem outros apps ou programas instalados, portanto nada de ficar checando o Facebook ou jogando Angry Birds.

  • O aparelho pode ter bateria própria, ou ser conectado na aeronave.
  • O piloto em comando é responsável por garantir a bateria por toda a duração do voo, evite o “Puts Sr. Fiscal, eu esqueci de carregar”.
  • O piloto ou operador devem se certificar que os aparelhos não interfiram nos aviônicos e instrumentos da aeronave (não invente de fixar o tablet perto da bússola!).
  • O piloto ou operador são os responsáveis pela constante atualização dos documentos.

Cada aparelho, Tablet, Notebook e outros, se encaixam em uma das categorias distintas descritas no documento:

  • ECD: Electronic Chart Display
  • EFB: Electronic Flight Bag
  • PED: Portable Electronic Devices

E possuem suas próprias exigências, mas que não fogem muito do citado acima. Apesar disso, recomendamos que você leia por completo o IS 91-002, é curtinho, tem só 9 páginas.

Se você voa em aeronaves com instrumentos analógicos, ou possui uma aeronave própria sem aviônicos avançados, tal regulamentação irá lhe ajudar em muito. Porém, se você futuro aluno do PP/PC, já estava animado para usar seu iPad em voo, não festeje antes da hora, pois creio que dificilmente os voos de instrução venham a adotar tais facilidades, vendo que uma das doutrinas da instrução é lhe ensinar o básico e rústico, antes de lhe guiar ao GPS, Garmin G1000, tablets e outras facilidades.

Apesar de tudo, bem como vários outros regulamentos, este também deixa muitas questões em aberto quanto a sua interpretação. O conceito de backup por exemplo, será que vale o backup na nuvem, com vários aparelhos na mesma conta? Poderíamos levar o backup no smartphone, ou até o aparelho do backup tem de ter 9 polegadas? Só o tempo dirá.

Invista nessa facilidade:

Alexandre Sales
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