Acompanhando nossos amigos do Para Ser Piloto, soubemos da publicação da Instrução Suplementar IS 91-002 pela ANAC, documento que regulamenta o uso de tablets e de outros dispositivos eletrônicos na aviação. Lemos o documento e citaremos a seguir os principais pontos que alguns podem estar se perguntando diante da novidade:
- Não há exigências quanto as marcas e modelos dos aparelhos.
- A tela do aparelho tem de ter no mínimo 9 polegadas, portanto, dê tchau ao seu iPad Mini em voo (que tem 7.9 polegadas).
- Nem toda papelada poderá ser substituída pela versão digital. Diário de Bordo, Certificado de Matrícula, Licença de Estação, e a grande maioria obrigatória para um voo de navegação ainda terá de ter sua versão física na aeronave.
- Todo documento que tenha de ser consultado em voo, terá que obrigatoriamente ter um backup.
- É recomendado (mas não obrigatório) que o aparelho seja de uso exclusivo para a aviação, sem outros apps ou programas instalados, portanto nada de ficar checando o Facebook ou jogando Angry Birds.
- O aparelho pode ter bateria própria, ou ser conectado na aeronave.
- O piloto em comando é responsável por garantir a bateria por toda a duração do voo, evite o “Puts Sr. Fiscal, eu esqueci de carregar”.
- O piloto ou operador devem se certificar que os aparelhos não interfiram nos aviônicos e instrumentos da aeronave (não invente de fixar o tablet perto da bússola!).
- O piloto ou operador são os responsáveis pela constante atualização dos documentos.
Cada aparelho, Tablet, Notebook e outros, se encaixam em uma das categorias distintas descritas no documento:
- ECD: Electronic Chart Display
- EFB: Electronic Flight Bag
- PED: Portable Electronic Devices
E possuem suas próprias exigências, mas que não fogem muito do citado acima. Apesar disso, recomendamos que você leia por completo o IS 91-002, é curtinho, tem só 9 páginas.
Se você voa em aeronaves com instrumentos analógicos, ou possui uma aeronave própria sem aviônicos avançados, tal regulamentação irá lhe ajudar em muito. Porém, se você futuro aluno do PP/PC, já estava animado para usar seu iPad em voo, não festeje antes da hora, pois creio que dificilmente os voos de instrução venham a adotar tais facilidades, vendo que uma das doutrinas da instrução é lhe ensinar o básico e rústico, antes de lhe guiar ao GPS, Garmin G1000, tablets e outras facilidades.
Apesar de tudo, bem como vários outros regulamentos, este também deixa muitas questões em aberto quanto a sua interpretação. O conceito de backup por exemplo, será que vale o backup na nuvem, com vários aparelhos na mesma conta? Poderíamos levar o backup no smartphone, ou até o aparelho do backup tem de ter 9 polegadas? Só o tempo dirá.
Invista nessa facilidade:
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022