Oscar Lima Alpha! (Há quanto tempo eu não falava isso). Hoje vim tirar uma curiosidade que muitas pessoas provavelmente possuem, que é sobre a faculdade de Aviação Civil . Mais precisamente, um primeiro dia de aula, depois de entrar um mês atrasado – caso meio improvável com muitas pessoas, mas acontece.
Para dar início, vamos a uma apresentação bem formal: me chamo Andrews Claudino, tenho 21 anos e acredito ser o caçula do Canal Piloto, por diferença de alguns meses. Estou no Canal Piloto há um ano e faço textos diversos, mais focados na área militar. Estudo Engenharia Mecânica, e entrei ontem em Aviação Civil.
Vamos às primeiras impressões: para quem mora em São Paulo, a Anhembi Morumbi é a única universidade que ministra este curso. Sua estrutura leva pontos positivos. A organização (manejamento de salas) deixa um pouco a desejar, desde quando fiz minha prova do vestibular na própria universidade, que mesmo assim, ainda é muito boa.
Com relação ao curso, entrando um ou dois meses atrasado (até mesmo um semestre se fosse possível), não seria nenhum bicho de sete cabeças para mim, por conta de possuir o conhecimento do PP teórico completo, e permanecer estudando as mesmas coisas por conta própria há anos. Então, um ponto para animar quem possui essa dúvida: para quem já cursou o PP em aeroclube ou por conta própria, o primeiro semestre é o básico dos básicos (sem exageros, pode confiar).
Uma pequena comparação: em alguns cursos, como o de Direito, após 3 anos, o aluno já é chamado de “doutor” pelos professores; em Medicina, não muda muito; em Engenharia já é o contrário: desde o primeiro dia até o último, diz-se que o aluno não sabe nada. Já em Aviação, desde o seu primeiro dia, os professores irão lhe chamar de “comandante”. É animador, pode acreditar!
Ontem, no meu primeiro dia de aula, fui saudado com uma matéria de física (muito básica), e prova de regulamentação – mais precisamente o RBAC 61. E sinceramente, não achei nada difícil – tudo bem que já venho estudando, só que volto a repetir: pra quem já tem conhecimento, o começo não é um bicho de sete cabeças. E será assim que passarei minha semana: com provas!
Para quem possuir dúvidas sobre abatimento de matérias, e que eventualmente esteja numa situação igual à minha: a Física 1 da Engenharia abate matéria em Aviação Civil. Para quem possui PP e PC, a mesma coisa. Há um porém: não sei se acontece em todas as universidades, mas onde estou estudando, cobra-se uma taxa que, aparentemente, é equivalente ao tempo abatido em mensalidades. Se em um semestre você pagaria um valor equivalente a 6 mil reais, será esse o valor da taxa, algo assim. Para muitas pessoas, acaba sendo bom, pois já se eliminariam essas matérias. Optei (por economia) em começar do zero. Nunca é ruim rever o que já sabemos.
Esse texto não tem como motivo promover nenhuma instituição. Caso tenham interesse, trarei mais textos sobre o curso em si e mais algumas observações, facilidades ou dificuldades.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015