Muitas pessoas adoram viajar na janela para admirar a vista lá de cima, principalmente quando se tem aquela camada de nuvem que, apesar das turbulências, deixa a vista muito mais bonita e interessante. Você já imaginou se aquela pequena janela ao seu lado fosse substituída para uma visão panorâmica, ou melhor: o avião inteiro possuísse uma bela visão panorâmica, tanto de cima, quanto a lateral e para baixo? É o que uma equipe britânica está procurando fazer. Eles estão trabalhando no desenvolvimento de um sistema que pretende tornar a fuselagem “transparente”, e que forneça a visão panorâmica em tempo real aos passageiros.
Os cientistas do Centre for Process Innovation, do Reino Unido, têm intenções de tornar isso possível, com a criação de ecrãs com a tecnologia OLED, pelo fato de serem ultra-flexíveis e de alta definição. Serão utilizados para substituir as janelas normais. Esses ecrãs “forrariam” toda a cabine, exibindo todas as imagens captadas por câmeras colocadas na parte externa da aeronave.
Em defesa ao ousado projeto, os cientistas do instituto citam que, além de proporcionar uma experiência inédita aos olhos dos passageiros, esse “papel de parede” digital também se tornaria um entretenimento a bordo, já que o passageiro poderia aproveitar mais seu voo, e ainda teria a possibilidade de personalizar o ambiente.
Em se tratando da tecnologia OLED, os ecrãs são finíssimos, flexíveis e muito leves, conseguindo se fundir facilmente com a fuselagem e as superfícies interiores do aparelho, como a traseira dos bancos, otimizando o espaço e reduzindo o peso do avião. É algo bem diferente, mas a ideia não é ruim.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015