O Canal Piloto esteve presente nesse evento especial, que aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de maio no Aeropark em Regente Feijó – SP. Como em todas as outras feiras, foi possível ver muitas novidades para os diferentes ramos da aviação, além de alguns exemplares históricos da aviação brasileira. Na visão geral, foi um evento muito bom e bem organizado, com bastante entretenimento nos três dias de duração.
Logo de entrada foi possível ter acesso ao stand da Cirrus Brasil, onde era exibido o modelo mais novo da fabricante, o SR-22 geração 5. O Canal Piloto realizou um voo experimental na aeronave, e pode comprovar que os 10 anos de pesquisas e investimentos na fabricação dessa aeronave fazem jus ao seu custo de aproximadamente 800 mil dólares. Um avião não muito diferente do vendido no ano passado, mas com detalhes inovadores que atraem um público bem específico, que antes se via sem opções nessa categoria de aeronave.
Foi possível ver também, no decorrer da feira, uma forte presença de aeronaves experimentais, com representantes de vários fabricantes do ramo, além de uma diversidade não encontrada antes. Isso mostra que o mercado experimental de aeronaves leves está crescendo, e visivelmente, o berço desse crescimento tem sido São Paulo e região.
Uma gama enorme de modelos Flyer e Impaer também atraiu vários investimentos. Durante a feira, foram proporcionadas algumas palestras sobre a implantação do LSA no Brasil, e sobre projetos e segurança das aeronaves experimentais. Em outras palavras, foi uma feira bem voltada para o comércio e operação dessas aeronaves.
Em alguns momentos, foi oferecido ao público um belo show aéreo da Pro Tork realizado pelo piloto Douglas Lourenço, demonstrando grande habilidade com a sua aeronave. Durante 20 minutos, Lourenço realizou mais de 15 manobras.
Um detalhe muito importante nessa feira em particular foi a interação acessível entre expositores e admiradores em geral. Havia ambientes abertos com circulação praticamente livre, onde tudo era interativo. Um bom exemplo disso foram os almoços e jantares temáticos, que reuniram toda a comunidade aeronáutica no local, possibilitando assim uma forte interação entre os públicos ali presentes.
A Aviashow tem tudo para ser uma feira muito reconhecida, e está lutando por uma tradição forte, de modo a se posicionar na vanguarda da tendência aeronáutica no Brasil, dando oportunidade para compra e venda de aeronaves e exposição de novas ideias, modelos, fabricantes e prestadores de serviços na área de aviação.
- Voamos o mesmo voo de Dumont - 22/08/2014
- Wing Fences e Spoilers - 21/08/2014
- O Canard - 20/08/2014