Durante a Farnborough 2012, a Boeing anunciou que seu mais novo modelo, o Boeing 737 MAX terá um alcance maior que o planejado, o que poderá gerar mais lucros para seus futuros operadores. “Nós continuamos a fazer progresso constante em direção à nossas metas de desenvolvimento. O 737 MAX vai voar mais longe e oferecer um maior potencial de receita do que seu antecessor e seu futuro concorrente”, afirmou Beverly Wyse, vice-presidente e gerente geral do programa 737.
O 737 MAX terá a capacidade de voar 3.500 milhas náuticas (6.482 km), um aumento aproximado de 400 a 540 milhas náuticas (741 a 1.000 km) sobre a família 737 Next-Generation. “Isso permitirá aos nossos clientes a flexibilidade para abrir novos mercados. Os clientes atuais do 737 desfrutam de uma vantagem ampla sobre os rivais e agora eles vão ter ainda mais benefícios com o 737 MAX.”, declarou Joe Ozimek, vice-presidente de Marketing de Produto 737 MAX.
Outra novidade do modelo é que ele será mais eficiente estruturalmente do que seu competidor, oferecendo um maior potencial de receita a seus clientes. “Um menor peso operacional vazio mas maior peso máximo de decolagem permite aos clientes aumentar a carga ou o intervalo do avião, além do que o principal competidor pode oferecer”, afirmou Ozimek.
Um avião mais leve significa redução de custos durante a manutenção. Somadas, a Boeing garante que todas as eficiências do novo avião se traduzem em uma vantagem de 8% no custo operacional por assento para o 737 MAX 8 em relação ao seu concorrente, o A320 NEO. O avião tem previsão de entrar em serviço no ano de 2017.
“O 737 MAX é um avião muito competitivo com o forte interesse do cliente”, afirmou Ozimek. “Estamos confiantes de que 2012 continuará a ser o ano do MAX com um total de 1.000 pedidos firmes até o final de 2012.”
Por Antonio Ribeiro