A ideia de desenvolvimento de uma aeronave que tivesse lugar na guerra foi sugerida pelo Ministério do Ar da Inglaterra. Essa sugestão coincidiu com os atrasos no desenvolvimento e produção do combatente Westland Whirlwind, dando liberdade para a Bristol apresentar versões de quatro canhões fixos.
O primeiro protótipo alcançou 539 km/h, voando a 16.800 pés. O segundo protótipo, quando carregado com os equipamentos operacionais, voou a uma velocidade menor: 497 km/h, a uma altitude de 15.000 pés. Mesmo assim, agradou demais aos clientes da Bristol, garantindo que esta recebesse vários pedidos no início da Segunda Guerra.
Equipado com motores Hercules no início, e com problemas nas entregas desses motores, a Bristol converteu três aeronaves para motores Rolls-Royce Merlin. Uma coisa foi positiva: a produção pôde seguir sem atrasos. Por outro lado, os motores Merlin tinham baixa potência no Beaufighter. Esse índice de baixa potência passou a ser tão significativo que os pousos e decolagens passaram a ser muito difíceis. O índice de acidentes aumentou bastante: de 337 aeronaves equipadas com motores Merlin, 102 tiveram perda total em acidentes em procedimentos de pousos ou decolagens.
Posteriormente, os Bristol Beaufighters foram equipados com motores Bristol Taurus, que em seguida foram substituídos por motores mais poderosos, os Bristol Hercules. Pelos padrões de combate, o Beaufighter era bastante pesado e lento. No entanto, isso era tudo o que estava disponível na época, ainda mais porque os atrasados Westland Whirlwind já haviam tido suas produções interrompidas por problemas com os motores Rolls-Royce Peregrine. Essas aeronaves lutaram durante quase toda a Segunda Guerra, e pelo menos uma foi capturada e operada pela Luftwaffe.
No jogo “War Thunder“, podemos encontrar essa bela aeronave disponível para o combate.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=cJZvV20_yAc]
Ela faz parte da categoria VI, e está equipada com 4 canhões Hispano de 20 mm, 6 metralhadoras Browning de 12,7 mm e uma Browning de 7,7 mm, podendo ser equipada ainda com 8 foguetes RP-3 e 1 Torpedo de 702 kg. E recomendo: nunca entre na linha de tiro dessa máquina. Com ela, não existe piedade.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015